Aviões em terra, bancos a meio gás e comunicações afetadas após falha informática mundial
Uma falha informática global está a gerar problemas em serviços de todo o Mundo. Aeroportos na Alemanha, Países Baixos e em Espanha registam atrasos, empresas britânicas de comboios alertam os passageiros para falhas de serviços, há problemas de telecomunicações na Austrália e a emissão da Sky News falhou.
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Em causa, ainda que de forma indireta, está um erro em computadores com software Microsoft, que garante estar a tentar mitigar o problema no acesso a aplicações do Microsoft 365. Na origem da falha, está um problema de atualização do software de cibersegurança da empresa norte-americana CrowdStrike, que deixou milhares de computadores bloqueados.
Na área da aviação, os problemas estão a atingir vários aeroportos europeus, que dependem da Microsoft, para serviços como o embarque de passageiros. A Ryanair anunciou, na rede social X, que existirão atrasos e que os passageiros deverão chegar ao aeroporto com três horas de antecedência.
Os mesmos problemas estão a ser registados pela companhia espanhola Vueling, pelas francesas Transavia e Air France e pela neerlandesa KLM. Em Portugal, a ANA Aeroportos admite constrangimentos.
Há constrangimentos no aeroporto alemão de Berlim, que também alerta os viajantes para possíveis atrasos, bem como em todos os aeroportos espanhóis, operados pela Aena. Um dos principais aeroportos dos Países Baixos, Schiphol, em Amesterdão, também está com constrangimentos nos serviços. Já no aeroporto de Eindhoven, formaram-se filas na sala de partidas, uma vez que as bagagens de porão e os passageiros só puderam ser registados manualmente, disse uma porta-voz, segundo a agência noticiosa holandesa ANP. Vários voos sofreram atrasos, de acordo com o site do aeroporto de Eindhoven. Em Zurique, na Suíça, não aterram aviões.
Nos EUA, a Delta e a United cancelaram os voos devido a "problemas de comunicação".
Numa mensagem intitulada "Degradação de serviço", a Microsoft afirma que os utilizadores "podem não conseguir aceder a várias aplicações e serviços Microsoft 365".
A Microsoft acrescenta que está mobilizada e a tratar o assunto "com a mais alta prioridade e urgência, ao mesmo tempo que continua a abordar o impacto contínuo nas restantes aplicações do Microsoft 365 que se encontram num estado degradado".
No Reino Unido, segundo a BBC, há vários serviços a serem afetados, incluindo a emissão em direto da Sky News. Várias empresas ferroviárias do país estão também com restrições no serviço, já que, devido à falha nos serviços "nuvem" da Microsoft, não conseguem aceder a diagramas necessários à operação, a partir de certos locais. A plataforma de apoio ao cliente está também inacessível.
A televisão britânica Sky News está com problemas de emissão em alguns canais.
Os problemas que começaram a ser detetados nos Estados Unidos, onde todos os voos de várias companhias aéreas foram suspensos, espalharam-se por várias partes do mundo. A linha de emergência 911 está com falhas no Alasca, EUA.
Caos na Austrália e Nova Zelândia
A falha na Microsoft causou problemas em sistemas informáticos na Austrália e Nova Zelândia, provocando atrasos nas viagens, prejudicando as transmissões televisivas e obrigando os sistemas dos supermercados a ficarem offline.
Fotos publicadas na Internet mostram a formação de grandes filas no aeroporto de Sydney, que disse à AFP que algumas operações das companhias aéreas e serviços do terminal foram afetados.
“Os voos estão atualmente a chegar e a partir, mas pode haver alguns atrasos durante a noite”, disse um porta-voz do aeroporto de Sydney.
“Ativámos os nossos planos de contingência com as nossas companhias aéreas parceiras e colocámos pessoal adicional nos nossos terminais para ajudar os passageiros.”
O Aeroporto Internacional de Christchurch, na Nova Zelândia, também informou que estava “a ter problemas informáticos em vários dos nossos sistemas, o que pode afetar as chegadas e partidas dos voos”.
Os bancos e a rede informática do parlamento neozelandês também foram afetados.
A estação nacional de radiodifusão australiana ABC declarou que os seus sistemas tinham sido afetados por uma falha “grave”, que fez cair algumas emissões de televisão e rádio.
Alguns terminais de pagamento automático de uma das maiores cadeias de supermercados da Austrália ficaram inutilizados, apresentando mensagens de erro azuis.