O Governo vai avançar com uma auditoria à gestão do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), informou esta segunda-feira em comunicado. A Inspeção-Geral de Finanças deverá apresentar resultados até ao final de março.
Corpo do artigo
"O Ministro de Estado e das Finanças, Joaquim Miranda Sarmento, e a Ministra da Saúde, Ana Paula Martins determinam que a Inspeção-Geral de Finanças (IGF) realize uma auditoria ao funcionamento do INEM, nos domínios organizacional, administrativo e financeiro, no que concerne à gestão e avaliação dos recursos humanos e da realização da despesa, que concorram para o desenvolvimento da sua atividade", pode ler-se numa nota conjunta dos dois ministérios.
A ação - que terá a colaboração de vários organismos da pasta da Saúde, nomeadamente a Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS) e a Administração Central do Sistema de Saúde - vai abranger os anos decorridos desde 2021, "sem prejuízo da possibilidade de abranger períodos anteriores, sempre que tal se afigure necessário".
A Inspeção-Geral de Finanças deverá apresentar um relatório com os resultados até ao final do mês de março.