Operação para refinanciamento de dívida anunciado pela SAD do F. C. Porto eleva para oito os empréstimos obrigacionistas que estão por pagar nos três principais clubes portugueses.
Corpo do artigo
Os empréstimos obrigacionistas estão entre as principais fontes de financiamento das sociedades desportivas que gerem os três grandes clubes portugueses e, consultados os Relatórios e Contas de Benfica, Sporting e F. C. Porto do exercício de 2023/24, constata-se que existem oito emissões de obrigações por reembolsar, no valor total de 430 milhões de euros. Neste número, estão já incluídos os 115 milhões da operação anunciada anteontem pela SAD liderada por André Villas-Boas, concretizada junto de investidores norte-americanos, com um prazo de pagamento de 25 anos, ou seja, até 2049.
Para além desse financiamento, a SAD portista tem mais duas emissões de obrigações por pagar, ambas com maturidades de três anos, lançadas durante o último mandato da administração liderada até maio passado por Pinto da Costa: uma a vencer em 2025, no valor de 50 milhões de euros, e outra a vencer em 2026, de 55 milhões.