Alan Varela foi apresentado, esta quarta-feira, como reforço do F. C. Porto. Os dragões pagam 8 milhões de euros pelo ex-jogador do Boca Juniors, valor que pode ascender aos 11 milhões de euros mediante alguns objetivos.
Corpo do artigo
A espera terminou: Alan Varela foi oficialmenteapresentado como jogador do F. C. Porto. O médio argentino - novo número 22 dos azuis e brancos - assina um contrato válido por cinco temporadas e custa aos cofres dos dragões oito milhões de euros, mais três milhões em objetivos. "De um histórico su-americano [Boca Juniors] para um histórico europeu", escrevem os portistas, no site oficial, a introduzir o "terceiro reforço" do plantel.
O F. C. Porto descreve Alan Varela como "promissor centrocampista" e destaca a asensão do jogador, nas escolinhas do Barcelona na Argentina e, posteriormente, no Boca Juniors. "De azul e ouro a ascensão foi meteórica. Sempre a subir de escalão, iniciou-se nos treinos com os seniores do Boca em 2019, altura em que assinou o primeiro vínculo profissional da carreira e em que debutou na seleção sub-20 albiceleste. Estreou-se pelo emblema do coração nos primórdios da época seguinte e logo começou a exibir os dotes com e sem bola que o caraterizam", pode ler-se, no site oficial do clube azul e branco.
"Em 2022, já depois de se assumir como um dos donos da braçadeira de capitão, alcançou o desígnio mais desejado e sagrou-se finalmente Campeão Argentino. 110 jogos e inúmeras boas memórias depois, despede-se da nação bostera e apresenta-se ao Mar Azul. Da Bombonera para o Estádio do Dragão e de La Boca para a Invicta, eis Alan Varela - o novo número 22 do FC Porto", acrescentam os dragões.
Alan Varela chega assim para reforçar as opções do treinador Sérgio Conceição para o meio campo, onde conta, atualmente, com Marko Grujic, Stephen Eustaquio, Romário Baró, Nico González e Bernardo Folha - Otávio e André Franco também já atuaram no meio campo, mas jogam, habitualmente, sobre o corredor direito do ataque portista.