O horário das lojas Andante da Trindade, Casa da Música, Hospital de São João e Campanhã foi alargado até às 23 horas. Uma medida que surge para tentar mitigar os constrangimentos causados por uma sobrecarga do sistema que esta terça-feira impediu muitos passageiros de carregar o título andante ou renovar o passe.
Corpo do artigo
Segundo os Transportes Intermodais do Porto (TIP), empresa que gere o Andante, não se registou um ciberataque ao sistema, tendo "ocorrido alguns constrangimentos em canais de venda Andante, designadamente, Payshop, SIBS e Topup da App Anda".
Os problemas "tiveram origem numa sobrecarga do sistema que suporta a venda remota em alguns canais de vendas, motivado pela elevada simultaneidade de pedidos", informa a TIP, em comunicado enviado ao JN.
Segundo a empresa, "parte destes canais está já em funcionamento normal", enquanto decorrem procedimentos para a normalização, que esperam o mais breve possível. Pelo menos esta terça-feira, as lojas Andante da Trindade, Casa da Música, Hospital de São João e Campanhã estarão abertas até às 23 horas. Se por alguma razão o problema persistir, a empresa manterá o prolongamento do horário.
De acordo com a TIP, as Lojas Andante, bilheteiras CP com venda Andante, pontos Andante dos Municípios e Máquinas de Venda Automática das estações do Metro do Porto e CP, "estiveram sempre em atividade plena sem registo de qualquer ocorrência".
Em Lisboa, um ataque informático afetou o funcionamento da aplicação Navegante, similar à App Anda, no Porto, que impossibilitou os passageiros de carregar os títulos ou os passes através do telemóvel. Em resultado disso, está a ser registada uma maior afluência às lojas físicas.