Extremo do F. C. Porto foi a grande novidade na convocatória da seleção portuguesa para o Euro 2024. Francisco Conceição soma uma internacionalização - jogou 45 minutos frente à Eslovénia, em março, e destacou-se como uma das grandes sensações do campeonato português. Aos 21 anos cumpre um sonho. De vida.
Corpo do artigo
A melhor época da carreira de Francisco Conceição valeu-lhe a convocatória para a seleção portuguesa que vai disputar o Euro 2024. O extremo do F. C. Porto realizou 42 jogos, marcou oito golos e fez seis assistências numa temporada de afirmação, sobretudo pela forma como se tornou num jogador fundamental na segunda fase do campeonato, funcionando como um elemento importante no um contra um, a partir do lado direito do ataque.
Filho de Sérgio Conceição, internacional por 56 vezes pela seleção portuguesa, já disse várias vezes que o pai é a grande referência e o ídolo de infância, um exemplo de vida e de carreira. Mas curiosamente o percurso desportivo começou longe do pai, quando com 11 anos, em 2011/12, deu as primeiras pisadas no futebol ao mais alto nível com a camisola do Sporting. Jogou com Nuno Mendes, Tiago Tomás, Eduardo Quaresma, nomes que também chegaram ao estrelato.