Basquetebol: segunda jornada da Liga tem o mesmo destino da primeira e é adiada
Depois da primeira, a segunda jornada do campeonato português de basquetebol também foi adiada. Os 12 clubes do principal escalão português chegaram a um entendimento e emitiram um comunicado a dar conta que não irão comparecer aos jogos. Em causa está a Lei da Imigração.
Corpo do artigo
De forma unânime, todos os clubes da Liga Betclic, principal escalão nacional, decidiram não disputar os jogos que estavam agendados para este sábado. O anúncio foi feito a partir de um comunicado, esta terça-feira, no qual dão conta da insatisfação para com o atual momento.
Em causa está a Lei da Imigração, que, acima de tudo, impossibilitada os clubes de inscrever certos jogadores, com maior destaque para aqueles que são oriundos dos Estados Unidos da América.
Entretanto, a Federação Portuguesa de Basquetebol (FPB) aceitou reagendar os desafios para data futura.
"Não tendo havido qualquer desenvolvimento nas conversações com as Autoridades competentes acerca das inúmeras dificuldades de índole prática com que diariamente se deparam os Clubes na inscrição dos seus atletas estrangeiros (em particular, oriundos dos Estados Unidos da América) e que já foram, ainda que de forma muito genérica, por eles divulgados, entendem os 12 Clubes que continuam a não estar reunidas as condições mínimas que assegurem uma competição justa entre todos", começam por explicar na nota os 12 clubes.
Seguidamente, dão conta que não irão comparecer nos jogos da segunda jornada, desejando que tudo se resolva para que a próxima "decorra conforme o previsto", apelando às autoridades competentes para que "percebam o contexto particular do basquetebol" e que exista "consistência e coerência de procedimentos e cumprimentos dos prazos estabelecidos em Protocolo".
Encerrando a nota com uma palavra aos sócios, adeptos, simpatizantes e patrocinadores: "Os clubes renovam o apelo à compreensão por esta decisão (reforce-se, de último recurso), tomada a bem da defesa da verdade desportiva e consequente dignificação do produto basquetebol português", finalizam.