O Benfica estará perto de fechar a contratação de Benjamín Rollheiser, extremo do Estudiantes. Rápido e criativo, pode jogar na ala ou atrás do avançado, tal como Rafa.
Corpo do artigo
Da Argentina para o Benfica pode estar a chegar mais um craque. Benjamín Rollheiser é um nome já há muito falado para as águias e, na quinta-feira, o empresário revelou estar a fechar o negócio já para o mercado de janeiro. Mas quem é este extremo de 23 anos?
Nascido em Coronel Suárez, na Argentina, destacou-se nos escalões de formação do River Plate - boa escola - e foi lá que deu os primeiros passos no futebol profssional, tendo sido internacional sub-17 e sub-23 pela seleção albiceleste. Em 2022, saiu para o Estudiantes a custo zero, onde brilhou, com mais protagonismo em 2023.
Foram 12 golos e sete assistências em 57 jogos pelo conjunto e, quem pôde assistir a alguns jogos do campeonato argentino, entende porque é que um grande em Portugal se interessaria em Rollheiser.
O esquerdino de 1,71m joga bem nas duas linhas, sendo rápido e inteligente com bola. Mas também pode jogar atrás do avançado, uma vez que é muito criativo. Às vezes dá ares de Gaitán. E é aqui que se torna interessante especificamente para o Benfica.
A saída de Rafa é, ao dia de hoje, um cenário provável, uma vez que o extremo ainda não renovou contrato, que termina no fim da época. Roger Schmidt gosta de utilizá-lo atrás do avançado para acelerar jogo e prefere um falso extremo - como João Mário ou Aursnes - na ala.
Ora, Rollheiser tem características para dar velocidade ao jogo - talvez não tanta rapidez como Rafa - mas parece sobressair-se mais pela criatividade e até pela capacidade de remate. Assim, reúne qualidade apetecíveis para o treinador alemão.
Olhando para o plantel do Benfica, pode-se questionar de porquê fazer entrar mais um extremo, sobretudo em janeiro. Rafa, João Mário, Di María, Neres, Tiago Gouveia, Gonçalo Guedes e Aursnes fazem todos essa posição, mas nem todos devem ficar na Luz.
A não renovação do empréstimo de Gonçalo Guedes é uma possibilidade dado o fraco rendimento. Rafa e Di María estão em vias de terminar contrato sem perspetiva de renovação. João Mário é uma incerteza.
Assim, Rollheiser não só seria um substituto de Rafa, como já estaria meia época, com menos pressão, para se ambientar às rotinas do Benfica e à vida em Lisboa.