Muriel Furrer sofreu, esta quinta-feira, uma queda durante a prova de estrada feminina do escalão júnior, inserida no Campeonato do Mundo de Ciclismo que está a decorrer na Suíça. A atleta helvética foi transportada, de helicóptero, para o hospital.
Corpo do artigo
De acordo com um comunicado emitido, em conjunto, pela União Ciclista Internacional, a Federação Suíça de Ciclismo e o Comité Organizador dos Mundiais, Muriel Furrer "sofreu ferimentos graves na cabeça e está numa condição muito crítica".
"Até ao momento, não temos indicação da forma como aconteceu o acidente. As autoridades competentes estão a investigar o sucedido e, por este motivo, não serão prestadas novos esclarecimentos até que surjam novidades", acrescenta o comunicado, sem referir o estado do piso, uma vez que a competição se disputou sob chuva forte.
Muriel Furrer, de apenas 18 anos, foi vice-campeã suíça de estrada e de contrarrelógio em 2024, tendo conquistado, ainda, a medalha de prata em ciclocrosse e a de bronze "cross-country", todos no escalão júnior.
A britânica Cat Ferguson sagrou-se campeã do mundo da categoria, enquanto as representantes portuguesas, Raquel Dias e Maria Marques, foram, respetivamente, 75.ª e 91.ª classificadas.
Em juniores masculinos, em que o piso voltou a atraiçoar o pelotão, impôs-se o italiano Lorenzo Finn, com Daniel Moreira a fechar em 37.º e José Moreira a desistir.