Nuno Borges faz história e é o primeiro português nos oitavos do Open da Austrália
O tenista português Nuno Borges qualificou-se hoje para os oitavos de final de um Grand Slam, ao vencer, pela primeira vez, na terceira ronda do Open da Austrália o búlgaro Grigor Dimitrov. Além de bater um recorde pessoal, o tenista foi o primeiro português de sempre a chegar tão longe no torneio australiano.
Corpo do artigo
O tenista natural da Maia, de 26 anos, 69.º do ranking mundial de ténis, contrariou o favoritismo de Dimitrov, 19.º no ranking, para superar pela primeira vez a terceira ronda de um major - nunca tinha passado da segunda -, em 6-7 (3-7), 6-4, 6-2 e 7-6 (8-6), num embate que durou três horas e cinco minutos.
Consumado o triunfo diante do recente campeão do ATP 250 de Brisbane, Nuno Borges tornou-se no primeiro português a alcançar uma vaga na quarta ronda do quadro de singulares do primeiro 'major' da temporada.
Borges é o segundo tenista luso entre os 16 melhores jogadores de um torneio do Grand Slam, depois João Sousa ter chegado aos 'oitavos' no Open dos Estados Unidos, em 2018, e em Wimbledon, em 2019.
"Ainda nem acredito. Que jogo. Nunca pensei estar aqui na segunda semana do Open da Austrália. Quem diria?", comentou o jogador do Centro de Alto Rendimento (CAR), da Federação Portuguesa de Ténis, na Kia Arena, em Melbourne.
Na quarta ronda, Borges vai disputar uma vaga nos quartos de final diante do russo Daniil Medvedev, terceiro da hierarquia mundial e vencedor do Open dos Estados Unidos em 2021 e duas vezes finalista do Happy Slam, em 2021 e 2022.