Uma circular interna da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) informa que o Serviço de Urgência Básica (SUB) de Monção estará encerrado na noite de Natal. O atendimento ao público encerrará às 19 horas de dia 24 e só reabrirá às 8 horas de 25 de dezembro.
Corpo do artigo
A orientação é que os doentes sejam encaminhados, “de acordo com emergência pré-hospitalar e CODU, para a rede nacional de urgência disponível em funcionamento nesse dia”.
O Serviço de Urgência Médico-Cirúrgico de Viana do Castelo estará em aberto, já estando contudo identificados constrangimentos, nomeadamente com ausência de Medicina Interna, Cirurgia Geral, Ginecologia e Obstetrícia e de Via Verde AVC. Recorde-se que, no final de novembro, o encerramento daquele serviço, no âmbito da luta dos médicos que recusam ultrapassar as 150 horas de serviço suplementar, foi evitado pela equipa médica, após ter sido anunciado pela ULSAM. Os autarcas da região manifestaram-se publicamente contra o fecho do SUB, que iria deixar as populações mais distantes (Melgaço e Monção), "a cerca de hora e meia, duas horas” do serviço de urgência mais próximo (Viana do Castelo), referiram na altura.