Hugo Soares, secretário-geral do PSD, estreia-se como número 1 pela lista de Braga da Aliança Democrática (AD), numa altura em que ainda não se sabe o destino do cabeça de lista nas duas últimas eleições, André Coelho Lima, que foi vice-presidente de Rui Rio. Paulo Cunha poderá estar a reservar-se para as europeias.
Corpo do artigo
O nome de Hugo Soares, aprovado pela distrital de Braga do PSD, deve ser aprovado pela Comissão Política Nacional, na noite desta segunda-feira. Nas legislativas de 2015 foi em 5.º lugar, tendo sido eleito, e 2011 foi em 10.º lugar. Ao que o JN apurou, a Comissão Distrital tinha dois nomes em cima da mesa: além do secretário-geral, podia também ser indicado o nome do presidente da Câmara de Famalicão e presidente da distrital do partido, Paulo Cunha, que terá revelado indisponibilidade. Só se saberá se André Coelho Lima pode ainda ser indicado pela quota reservada para a Comissão Nacional à última hora.
Sendo Hugo Soares uma indicação da distrital, a Comissão Política Nacional poderá indicar um nome para o círculo de Braga. A dúvida é se esse nome poderá ser o de André Coelho Lima, o cabeça de lista pelo distrito nas últimas duas legislativas e vice-presidente do partido no tempo de Rui Rio, que foi recentemente nomeado pela Assembleia da República como representante especial para as áreas em conflito pela presidente na Assembleia Parlamentar da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE).
Atualmente são oito os deputados do PSD eleitos pelo círculo de Braga: André Coelho Lima, Firmino Marques, Clara Marques Mendes, Gabriela Fonseca, Jorge Paulo Oliveira, Bruno Coimbra, Carlos Eduardo Reis e Carlos Cação. Paulo Cunha assumiu que haverá novidades, mas “também haverá pessoas que têm assento parlamentar de há alguns anos a esta parte e que continuarão”. O líder da distrital do PSD reconhece que “não será possível ter uma pessoa de cada concelho”.
Os nomes de João Granja, presidente da concelhia do PSD Braga e de João Rodrigues, ex-líder da JSD Braga e vereador no Município de Braga, também aparecem apontados como possíveis na renovação das listas de deputados. Olga Pereira, vereadora na Câmara de Braga, terá recusado o convite para integrar as listas do partido para as legislativas e o próprio presidente da Distrital é também incerto, podendo, neste último caso, estar a reservar-se para liderar uma candidatura às eleições para o Parlamento Europeu em junho.