Com mais de 700 trabalhadores, a Bluepharma tem vindo a diminuir a sua pegada carbónica ao longo dos anos, estando comprometida com os objetivos de desenvolvimento sustentável ainda antes de o saber.
Corpo do artigo
Fundada em 2001, a farmacêutica Bluepharma aposta na sustentabilidade desde sempre, ainda que sem o saber. Apesar de o departamento de sustentabilidade ter apenas alguns anos, cada área do negócio já tinha objetivos ligados ao desenvolvimento sustentável, sendo que agora, a diferença é estarem todos sobre a mesma alçada.
Para a empresa, a sustentabilidade é trabalhada transversalmente e, por exemplo, no que toca a engenharia, é atribuída uma parcela do orçamento à aquisição de novos equipamentos mais eficientes. Além disso, é também feito o cálculo da pegada carbónica que tem vindo a diminuir ao longo dos anos.
Bluepharma organiza atividades com as famílias dos trabalhadores, sendo ainda promovidos programas de voluntariado, de formação e de mentoria.
Mas, como explica Margarida Mesquita, diretora de sustentabilidade da Bluepharma, "o mais importante são as pessoas", uma vez que nada se faz sem elas. Nesse sentido, a empresa faz várias ações para promover o bem-estar físico e psicológico dos seus trabalhadores. Além de organizarem atividades com as famílias, são também promovidos programas de voluntariado, de formação e de mentoria.
Para saber mais sobre esta farmacêutica portuguesa, presente em mais de 40 territórios espalhados pelo mundo, veja o vídeo acima ou oiça o novo episódio do podcast "Ser Sustentável".