O Papa Francisco tem agendado para esta manhã, às 11 horas, um encontro com representantes de diferentes religiões na Nunciatura Apostólica, em Lisboa. O encontro insere-se no âmbito do diálogo ecuménico e inter-religioso que tem vindo a promover ao longo do seu pontificado.
Corpo do artigo
O encontro foi divulgado pelo Centro de Diálogo Internacional KAICIID, que irá estar representado por vários dos seus representantes. A intenção é criar a oportunidade de abordar com o líder da Igreja Católica a importância do diálogo inter-religioso e o seu impacto nas vidas e comunidades dos representantes.
Serão 11 os representantes de sete religiões diferentes: Alvaro Torres, natural do Peru, cristão; Justine Auma, do Uganda, cristã; Shams Alsaby, da Arábia Saudita; Zaid Bahr Al-Uloom, do Iraque; Rabbi Shalom, da Argentina, judeu; Yudhistir Govinda Das, da Índia, hindu; Beantpal Khalsa, do México, Sikhismo ; Ashin Mandalarlankara, de Myanmar, budista; Elena Dini, de Itália, cristã; João Magalhães, de Portugal, budista; Mira Neaimeh, do Líbano, cristã.
Em conversa com o JN, João Magalhães budista presidente da Associação Portuguesa de Reiki, confessa considerar que “o Papa Francisco tem sido um modelo e exemplo de diálogo religioso e dos valores da humanidade”. Por isso espera que a reunião ajude o KAICIID e os seus membros a “continuar a levar a fé, a religião e o diálogo inter-religioso e inter-cultural ao mundo, agindo como uma ponte para a melhoria de relações com segurança e respeito entre diferentes religiões”.
O Centro Internacional de Diálogo KAICIID é uma organização intergovernamental com funções globais, que junta crentes de várias religiões, líderes religiosos e políticos, para criar um espaço de diálogo e promover a paz e a compreensão através do diálogo inter-religioso e intercultural.