Napat Mitmakorn tem apenas nove anos, mas os trabalhos que realiza fazem sucesso na capital tailandesa. O jovem foi influenciado pelo pai a ingressar no mundo das tatuagens.
Corpo do artigo
A tatuagem é uma tradição ancestral na Tailândia, com grande significado para quem a possui, e em que pode ser incluído todo o tipo de desenho, desde os mais tradicionais até aos mais modernos. Napat Mitmakorn já manipula a pistola de tatuar com grande habilidade e afirma com convicção que quer ser tatuador quando crescer. “Quero ser tatuador e abrir o meu próprio estúdio”, afirma a criança de nove anos.
O pai de Napat, Nattawut Sangtong, tatuador de profissão, começou a incutir a paixão no filho como uma forma de distração, “porque ele era viciado em jogos e não tinha muita capacidade de concentração”. Tal como o pai, o jovem começou a aprender mais sobre as tatuagens através de vídeos no TikTok. No início, desenhava em folhas de papel para aperfeiçoar o traço, mais tarde começou a desenvolver a técnica em pedaços de couro artificial, que simulava a pele humana.
Nattawut Sangtong dedicava seis horas semanais a ensinar e aperfeiçoar cada técnica desenvolvida pelo filho. “Não é apenas tatuar, tornou-se meditação”, partilhou o pai que, juntamente com Napat, administra a conta do Tik Tok “O tatuador com dentes de leite”. Através desta conta, o homem faz vídeos a mostrar o trabalho como tatuador em tempo real, que atraem milhares de espectadores.
No último sábado, Napat Mitmakorn realizou a primeira sessão pública num estúdio na capital tailandesa, onde tatuou durante doze horas uma serpente de 20 centímetros, na perna do tio. “Confio nele e acredito que só pode melhorar”, afirma Naruebet Chonlarachaisit, tio do pequeno tatuador.
“É assustador. Tatuar não é fácil”, confessou Napat Muangsawang, uma das pessoas que marcou presença na exposição e que elogiou o trabalho da criança. Para já, Napat Mitmakorn trabalha apenas para familiares e amigos, já que expor os desenhos ao público exigiria uma formação mais rigorosa.