Registo defensivo até à 11.ª jornada é semelhante ao das temporadas anteriores, contudo, as debilidades surgem nos jogos de maior dimensão. Só esta época, entre Liga e Supertaça, o F. C. Porto já concedeu nove golos em apenas três duelos realizados com Sporting e Benfica.
Corpo do artigo
A humilhante derrota contra o Benfica, por 4-1, só veio confirmar as dificuldades defensivas do F. C. Porto em certos jogos onde a dimensão competitiva aumenta, com especial destaque para os clássicos do futebol português contra as águias e os leões.
Se no cenário internacional, algumas exibições já deixaram sérias dúvidas, no panorama nacional essa ideia é incontestável. Pegando no caso dos clássicos, o F. C. Porto concedeu, no total, nove golos em apenas três jogos realizados - cinco contra o Sporting e quatro contra o Benfica. Tal como dá conta o Playmaker Stats, especialista em dados, para verificar algo semelhante na história dos azuis e brancos é preciso recuar uns longos 15 anos.