Mudança nas portagens "entre a Galiza e o Porto" marca a atualidade do lado de lá da fronteira

Foto: Pedro Granadeiro/Global Imagens
A abolição de portagens nas autoestradas (ex-scuts) portuguesas está a ser amplamente noticiada na Galiza, com direito a primeira página nos principais jornais e reportagem na televisão, mas, em alguns casos, de uma forma que pode induzir em erro os galegos que habitualmente se deslocam ao Norte de Portugal.
Os principais jornais avançam a notícia de que vão ser suprimidas as portagens na A28 e que será possível viajar gratuitamente entre a região galega e o Porto.
"Portugal decide suprimir los peajes en la autovia que une Vigo con Oporto (Portugal decidiu suprimir as portagens na autoestrada que une Vigo e Porto)” - é a manchete da edição desta sexta-feira do jornal "Atlântico Diário". A publicação escreve que, por decisão do parlamento português, "não haverá que pagar portagens em meia dezena de autoestradas", entre as quais a A28 Porto-Valença, que "é utilizada por dezenas de milhares de galegos, especialmente da zona de Vigo".
Hoje, na edição online, o jornal continua a noticiar que “os vigueses (habitantes de Vigo) vão beneficiar da gratuitidade da A28 entre o Porto e a Fronteira”, mas já com uma explicação no texto indicando que “serão eliminados os troços entre Esposende e Antas e Neiva e Darque, restando pagar 0,70 euros no pórtico da Póvoa e 0,55 no de Angeiras.
Também o jornal "Faro de Vigo" fez manchete na edição desta sexta-feira. titulando que “Portugal liberta a autoestrada que une Vigo-Porto". Escreve que o país fica livre "das portagens vigentes desde 2010 e recupera a gratuitidade da A28”. Dedica ainda, no seu site, vários textos ao tema. “O fim das portagens na autoestrada que une Vigo e Porto avança com o apoio da direita radical” portuguesa”, escreve.
Nas redes sociais, os comentários multiplicam-se, entre críticas às portagens pagas em Espanha e agradecimentos ao país vizinho.
A Televisão da Galiza (TVG) também noticia hoje, com reportagem em Portugal, que a viagem entre a Galiza e o Porto, que custa atualmente 2,40 euros, passará a ser gratuita. A informação está também a ser replicada no G24, site oficial de informação da TVG.
Mais claro em relação às alterações que deverão ser introduzidas no que toca a portagens, principalmente na via mais utilizada pelos galegos, foi o jornal "Voz da Galiza". Noticia que a decisão tomada ontem em Portugal “permitirá reduzir a metade (o percurso) entre Tui (fronteira de Valença) e o Porto" e explica que vão ser suprimidas as portagens nos troços Esposende-Antas e Neiva-Darque, e que, no percurso de Esposende até ao Porto, se continuará a pagar, reduzindo-se o custo da viagem de 2,40 para 1,25 euros. O jornal indica ainda que “será gratuita a A24 que conecta Viseu com a fronteira galega em Chaves, ou seja, até à fronteira galega com Verín”.
Recorde-se que o diploma socialista aprovado ontem no parlamento pretende acabar com as portagens na A4 (Transmontana e Túnel do Marão), A13 e A13-1 (Pinhal Interior), A22 (Algarve - Via do Infante), A23 (Beira Interior), A24 (Interior Norte), A25 (Beiras Litoral e Alta) e A28 (Minho, nos troços entre Esposende e Antas e entre Neiva e Darque).

