O major ucraniano Gennady Chastyakov, assessor próximo do comandante chefe do Exército da Ucrânia Valeriy Zaluzhnyi, morreu, esta segunda-feira, na explosão de uma granada que recebeu como presente de aniversário, anunciou o ministro do Interior.
Corpo do artigo
"Hoje era o aniversário do major Chastyakov. Ele tinha voltado para casa depois do trabalho com presentes oferecidos por seus companheiros, e começou a mostrá-los para sua família", explicou o ministro Ihor Klymenko no Telegram.
De acordo com a nota, o major "pegou uma caixa de presentes com granadas no seu interior e começou a mostrar uma delas aos seus filhos. Eram granadas de um novo modelo ocidental".
"O filho pegou na granda e começou a girar o pino. O soldado então retirou a granada das mãos do menino e acabou por puxar o pino, provocando uma explosão trágica", acrescentou o ministro.
Klymenko disse que no apartamento foram encontradas outras cinco granadas não detonadas.
"A polícía identificou o militar que deu o presente fatal. O seu escritório foi revistado e foram encontradas outras duas granadas similares", afirmou.
Há uma investigação em curso, assinalou o ministro.
O comandante Valery Zaluzhnyi, disse que lamentava a morte estava a sentir "uma dor indescritível" após a morte do seu assessor, "uma dura perda para as forças armadas ucranianas e para mim pessoalmente".