A trovoada, acompanhada de chuva e granizo, que se abateu em Trás-os-Montes, esta tarde de sábado, provocou várias inundações nos concelhos de Macedo de Cavaleiros, Mirandela e Valpaços, sendo nesta última localidade mais significativa a acumulação de gelo nas ruas e estradas.
Corpo do artigo
O comandante dos Bombeiros Voluntários de Valpaços, Luís Nogueira, explicou ao JN que "se registaram as ocorrências normais" quando chove ou cai granizo com muita intensidade. "Tudo se resolveu pouco tempo depois de o tempo acalmar. Não há registo de estragos", afirmou.
Luís Nogueira adiantou ainda que deflagrou um incêndio florestal na zona de Zebras que resultou da queda de um raio durante a trovoada.
Uma fonte dos Bombeiros de Macedo de Cavaleiros deu conta que, nas estradas de acesso às aldeias de Lamalonga e Vilarinho de Agrochão, "se acumulou gelo, dificultando a circulação", mas o socorro já foi enviado para o local.
A presidente da junta de freguesia de Lamalonga, Betina Gonçalves, referiu que tem conhecimento de uma casa inundada na zona baixa da localidade. "Já se está a tratar de resolver o problema, só que continua a chover. Para já não tenho conhecimento de estragos na agricultura devido à queda de granizo, porque ainda é cedo. Só depois se poderá fazer um levantamento", acrescentou.
Houve ainda inundações em Limãos, aldeia do concelho de Macedo de Cavaleiros.
O comandante dos Bombeiros Voluntários de Mirandela, Henrique Teixeira, afirmou que "há registo de várias ocorrências que estão em resolução", relacionadas com inundações.
Não foi possível confirmar estragos na agricultura, nomeadamente nas vinhas, uma vez que o mau tempo prossegue e continua a chover e a cair granizo.
Várias pessoas divulgaram, nas redes sociais, imagens do mau tempo: