A Comissão Política da Secção de Braga do PSD escolheu, esta terça-feira, o vereador do Urbanismo da Câmara de Braga, João Rodrigues, como candidato à presidência do Município nas eleições autárquicas de 2025.
Corpo do artigo
O presidente da secção regional social-democrata, João Granja, adiantou ao JN que João Rodrigues obteve 12 votos dos membros da Comissão, correspondentes a 75% da participação, enquanto que a também vereadora Olga Pereira, que tutela as Obras Públicas, obteve três votos, ou seja, 17,85%. Houve, ainda, um voto em branco.
O terceiro putativo candidato, o administrador da AGERE, a empresa municipal de águas, resíduos e saneamento, Rui Morais, não se apresentou a sufrágio “por decisão pessoal”.
O gestor vai abandonar a liderança da empresa em outubro, devendo, apurou o JN, ser convidado para a área financeira da Casa da Música do Porto.
A reunião do órgão teve a presença do presidente da Câmara de Braga, Ricardo Rio, que tinha afirmado ao JN ser mais favorável a uma candidatura de Olga Pereira.
A escolha vai, agora, passar pelo crivo da Comissão Política Distrital de Braga e depois pela aprovação na Comissão Nacional, uma exigência estatutário, dado que Braga é capital de distrito.
Perfil do candidato
João Rodrigues nasceu em Braga, na freguesia de São José de São Lázaro, e tem 36 anos.
Na Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa, concluiu a licenciatura em Direito, um mestrado em Direito dos Negócios e da Empresa e a pós-graduação em Direito Administrativo.
Na Universidade de Lisboa, terminou o curso de Formação Política do Instituto de Ciências Jurídico-Políticas da Faculdade de Direito e a pós-graduação em Direito do Urbanismo e da Habitação.
É advogado, atualmente com a inscrição suspensa na Ordem dos Advogados, e sócio de uma sociedade profissional de advocacia sediada em Braga.
Exerceu funções como vereador da Câmara Municipal de Braga no mandato 2017-2021, com os pelouros da Gestão e Conservação do Espaço Público (2017-2021), Conservação das Instalações Municipais (2017-2019), Obras Municipais (2019-2021) e Inovação e Tecnologia (2019-2021).
Atualmente, tutela, como vereador, os pelouros do Urbanismo, Ordenamento e Planeamento do Território, Reabilitação Urbana, Habitação, Inovação e Tecnologia e Inteligência Urbana da Câmara Municipal de Braga (2021-).
Foi presidente da mesa da Assembleia Geral da empresa municipal Bragahabit, (2017-2019) e exerce a mesma função na TUB - Transportes Urbanos de Braga.
É presidente do Conselho de Administração da Bragahabit. Entre 2013 e 2017 foi membro da Assembleia Municipal de Braga.