"É inadmissível". Portal das Matrículas impede inscrições de alunos do ensino articulado
Os constrangimentos do Portal das Matrículas continuam a impedir a inscrição de centenas de alunos e a deixar os encarregados de educação preocupados e frustrados. A dois dias do final do prazo, os pais não estão a conseguir matricular os filhos no ensino articulado e queixam-se de falta de resposta das entidades.
Corpo do artigo
"É inadmissível. Tudo isto é uma enorme trapalhada". Desde a semana passada que Andreia Pimenta está a tentar, sem sucesso, matricular a filha no 7.º ano, no ensino artístico articulado na Escola E.B. 2/3 Inês de Castro, em Coimbra. Ao JN, a mãe explicou que o campo relativo ao curso que a educanda frequentou no 6.º ano surge sem opção, o que a impede de escolher o ensino articulado e, por isso, de avançar com o processo.
Andreia Pimenta já contactou o Instituto de Gestão Financeira da Educação (IGeFE), responsável pela gestão da plataforma, que a informou que o erro é da responsabilidade do Agrupamento Coimbra Oeste, ao qual pertence a escola, "por não ter colocado a informação relativa à oferta formativa". "Esta justificação não faz sentido porque o erro só aparece quando preenchemos a informação relativa ao ano concluído. A opção do ensino articulado consta quando selecionamos o 7.º ano, ou seja, a oferta formativa está disponível".