A chuva forte que caiu, esta quarta-feira a partir das 7 horas de manhã, em Viana do Castelo, causou inundações na via pública e engarrafamentos de trânsito. Pelo menos duas viaturas ficaram submersas em viadutos alagados, em Areosa e Argaçosa.
Corpo do artigo
Segundo o coordenador municipal de Proteção Civil, António Cruz, foram registado "mais de 40" pedidos de socorro, a partir dessa hora e que ainda se encontram em fase de resolução.
"Houve muita queda de água entre as 7 e as 8.15 horas. Neste momento (cerca das 10 horas) há mais de 40 pedidos e ainda não conseguimos fechar tudo. Há uma lista de espera. Temos três operadores de comunicações a atender pessoas", relatou António Cruz.
A grande maioria das ocorrências tem a ver com "inundações na via pública, em habitações, entrada de água pelas coberturas, edifícios públicos, pavilhões desportivos e sobretudo limitações à mobilidade do trânsito, com engarrafamentos"."São situações que mal para de chover se corrigem. Algumas delas nem precisaram da intervenção dos bombeiros. Foram resolvidas quer pela paragem das chuvas, quer pelas pessoas", disse, comentando: "O trânsito em Viana do Castelo engarrafou a níveis que nunca tinha visto. Agora já se começa a circular com alguma calma".
A Estrada Nacional 13 está cortada em Argela, Caminha, devido a inundação, indicou à Lusa o Comando Sub-regional de Emergência e Proteção Civil do Alto Minho.