Nos primeiros três meses deste ano, as câmaras autorizaram mais de oito mil habitações. Vila Nova de Gaia lidera e Braga é a que mais cresce. Alentejo constrói as maiores.
Corpo do artigo
O Norte é a região que está a contribuir mais para o aumento do número de habitações familiares em Portugal este ano. Nos primeiros três meses, a região licenciou 48% das casas do país, mais do que a região de Lisboa e do Centro juntas. O concelho de Vila Nova de Gaia lidera em número de casas e Braga é o que tem o maior crescimento.
Entre janeiro e março deste ano, foram licenciados 8264 fogos habitacionais em construções novas em Portugal, mais 290 do que nos primeiros três meses do ano passado, demonstra o Instituto Nacional de Estatística (INE). Destes, 3937 foram licenciados na Região Norte, 1626 no Centro, 1624 na Área Metropolitana de Lisboa, 442 no Algarve, 268 na Madeira, 238 no Alentejo e 129 nos Açores. No mesmo período, realça o INE, o município que mais licenciou habitações familiares foi Vila Nova de Gaia, com um total de 709. Segundo Eduardo Vítor Rodrigues, presidente da Câmara de Vila Nova de Gaia, os dados do INE “são o reflexo da aposta” que o município fez “nos últimos anos”.