O britânico Mark Roscaleer, que se evadiu esta manhã com outros quatro reclusos da cadeia de Vale de Judeu, já tentou escapar do estabelecimento prisional de Lisboa em 2019. Cobriu o corpo com óleo para passar entre as grades.
Corpo do artigo
Foi a 18 de agosto de 2019 que o inglês, já condenado em vários países por crimes violentos, partiu a janela a cela onde estava preso. Depois esfregou o corpo todo em óleo para tentar passar pelas grades, que iria serrar. Mas eram 23 horas, quando os guardas prisionais se aperceberam da tentativa de evasão e travaram a fuga do recluso, considerado perigoso.
Na altura, o britânico estava em prisão preventiva a aguardar julgamento por crimes de roubo e sequestro. Tinha sido transferido da prisão de segurança média de Silves, de onde já tentara escapar.
O arguido já era considerado criminoso perigo em Inglaterra. Foi preso por um assalto violento, cometido num bar, perto de Liverpool, onde espancou uma vítima com um martelo para roubar cerca de oito mil euros. Por este crime, cometido com um cúmplice, foi condenado a sete anos e quatro meses. Nessa altura, o homem tinha apenas 25 anos.
Após a condenação foi colocado na cadeia de Kirkham, em Inglaterra, de onde conseguiu evadir-se. Porém, entregou-se à Polícia após nove dias em fuga.

