Português detido na Indonésia por tráfico de droga é filho de antigo futebolista
Um dos jovens portugueses detidos na Indonésia por tráfico de droga é o madeirense Rui Viana, filho do antigo futebolista do Marítimo Rui Óscar, avança este domingo o Jornal da Madeira.
Corpo do artigo
O estudante de economia, de 20 anos, que também jogou futebol nas camadas jovens do Marítimo e do Câmara de Lobos, foi detido no dia 17 de março, quando aterrou no Aeroporto Internacional de Soekarno-Hatta, em Jacarta. Transportava dois quilos de cocaína, que seriam entregues a outro universitário português, intercetado em Bali. Ainda não foi descartado o envolvimento de mais suspeitos.
Os dois jovens já receberam a visita de um representante da Embaixada Portuguesa em Jacarta, que está a acompanhar a situação, de acordo com o diretor regional das Comunidades e Cooperação Externa, Rui Abreu.
O Jornal da Madeira refere também que a família do madeirense "tem feito todos os esforços para contar com apoio diplomático", numa altura em que Viana está a colaborar com as autoridades locais. Em declarações à SIC Notícias, o presidente do Câmara de Lobos, Higino Teles, pediu ajuda ao Estado português para efetuar um pedido de clemência.
A Indonésia, tal com outros países do sudeste asiático, prevê penas muito duras para o crime de tráfico de droga. A posse de mais de cinco gramas de drogas processadas (cocaína ou heroína) pode ser punível com prisão perpétua, condenação que se agrava para pena de morte caso haja intenção de tráfico.