Um pontão sobre o ribeiro de Teixeiró, em Baião, “desapareceu”, esta quarta-feira à noite, em consequência da enxurrada provocada pela intempérie.
Corpo do artigo
Em resultado do incidente, a estrada que liga a União de Freguesias de Teixeira e Teixeiró está interdita ao trânsito, por tempo indeterminado.
A autarquia adianta que os serviços do Município de Baião estão a realizar os trabalhos com vista à reposição das “condições mínimas de circulação em segurança" na Estrada Nacional (EN) 304-3.
Enquanto decorrem as obras, em alternativa, os utentes da via “devem” utilizar a Estrada Nacional n.º 101. “Estão a ser desenvolvidos todos os esforços no sentido de agilizar o processo por forma a que, tão rapidamente quanto possível, a via seja reaberta à circulação”, adianta Filipe Fonseca, vice-presidente da Câmara de Baião, responsável pelo pelouro da Proteção Civil.
O “rebentamento” do pontão é mais um dano colateral do grande incêndio florestal, ocorrido em meados de agosto último, e que ficou marcado por um acidente grave com uma equipa de bombeiros de Vila Meã. Agora, com o terreno despido de vegetação, a chuva intensa da última noite provocou uma enxurrada de pedras e terra que acabou por entupir o normal percurso do ribeiro, originando a queda da travessia.