Um homem, de 40 anos, foi encontrado pela PSP, sem sentidos, e abraçado a uma ovelha morta. Havia indícios de o animal ter sido violado. Tal como o homem, a ovelha estava ensanguentada na zona do órgão reprodutor. Aconteceu em Vila Real, no domingo à noite.
Corpo do artigo
Eram 22.30 horas quando a PSP foi alertada para o caso, num campo próximo do bairro da Banda Filarmónica, na zona de Mateus, em Vila Real. Quando a polícia, os bombeiros e o INEM chegaram ao local, o cenário era "confrangedor". Dois corpos, um de homem e outro de uma ovelha, jaziam por terra, "com ele abraçado à bicha", segundo o relato de uma testemunha.
Polícia e socorristas pasmaram-se com o que viram a seguir: "a ovelha, ensanguentada na zona genital, estava mesmo morta". Quanto ao indivíduo, tinha as calças descidas e "também estava cheio de sangue na zona do sexo". Descobriram ainda que o homem, embora sem sentidos, respirava.
O suspeito foi colocado na ambulância onde, ao fim de manobras de alguns minutos, acabaria por acordar do desmaio. Percebendo a sua caricata situação, o sujeito recusou ser conduzido ao hospital. Acabaria por ser identificado e mandado embora.
Enquanto isso, o animal, uma ovelha de 10 meses, foi recolhido por uma equipa da Proteção Civil que o terá encaminhado para os serviços veterinários municipais, supostamente para apurar as causas da morte. A PSP de Vila Real, que abriu um inquérito por crimes de dano e maus-tratos a animais, comunicou o caso ao Ministério Público daquela comarca.
O JN sabe que, nos últimos tempos, têm-se registado na região invasões de currais. As ocorrências foram comunicadas à Polícia por ovinocultores que, no entanto, e tal como as autoridades, ainda não perceberam "porque não roubam animais". Este caso deverá redirecionar as investigações.