Amadou & Mariam é a banda em destaque, num cartaz com Nenny, Soraia Tavares e Milhanas. Concertos decorrem esta sexta-feira e sábado na Casa das Artes.
Corpo do artigo
Vindos do Mali, Amadou & Mariam são o nome maior do 3.º Soul de Inverno, festival de música que ocupa esta sexta e sábado a Casa das Artes de Famalicão. Além do duo de “worldbeat”, que atua no sábado, o cartaz contém ainda Nenny, Soraia Tavares e Milhanas. Os bilhetes custam 20 euros por noite.
Já presentes por diversas vezes em Portugal, Amadou & Mariam, ambos cegos, têm habituado o público a uma experiência de mesclagem da música tradicional africana com elementos do rock, pop e eletrónica.
A mais recente prova de tal habilidade é o disco “La vie est belle”, lançado em setembro. Com toques contemporâneos em ambientes que passam pelo funaná, kuduro ou rumba africana, entre outros, a vontade de mexer os pés para um passo de dança é garantida.
Rapper Nenny está em foco
O cartaz do Soul de Inverno 2024 é marcado pela forte presença feminina, sendo Nenny a grande destacada. Apesar da curta carreira, a rapper portuguesa é considerada uma das maiores referências jovens na música lusófona. Apresentará, já esta sexta-feira à noite, o seu disco de estreia, “Aura” (2020), para já, o único na discografia de Nenny.
Sábado é a vez de Soraia Tavares. Tendo começado na representação, espera-se ouvir por Famalicão não só o álbum de estreia, “A culpa é da lua” (2023), mas sobretudo o recente single “Tu não mentes”.
A inauguração do festival, esta sexta, pelas 21.30 horas, no auditório maior da Casa das Artes, fica a cargo da pop de Milhanas, a mais jovem destas artistas, com o seu primeiro álbum, “De sombra a sombra”.
Após Dino D’Santiago, PJ Morton ou Mayra Andrade em edições anteriores, o Soul de Inverno tem vindo a solidificar-se na sua mistura de nomes impactantes com novos talentos.