Protocolo entre IP, CP e Câmara de Matosinhos é assinado na quinta-feira. Serviço terá seis paragens, com estações provisórias em pré-fabricados, e deverá atrair 180 mil utentes.
Corpo do artigo
Está garantido o regresso do serviço de passageiros à Linha de Leixões. A ligação será retomada até ao final deste ano, entre Campanhã, no Porto, e Leça do Balio, em Matosinhos. A retoma do serviço é assegurada na quinta-feira, com a assinatura de um protocolo entre a Câmara de Matosinhos, a Infraestruturas de Portugal (IP) e a Comboios de Portugal (CP), avança ao JN o secretário de Estado Adjunto e das Infraestruturas, Frederico Francisco.
O percurso contará com seis paragens, depois de Campanhã: Contumil, São Gemil, Hospital de S. João, São Mamede de Infesta, Arroteia e Leça do Balio. Para já, a certeza é a de que é possível introduzir-se um comboio de passageiros por hora e por sentido (tal como aconteceu em 2009, mas entre Ermesinde, em Valongo, e Leça do Balio). Contudo, mantém-se aberta a possibilidade de aumentar a frequência para dois comboios por hora e sentido. “A infraestrutura tem alguns constrangimentos. Não temos a certeza que seja tecnicamente possível [duplicar a frequência]. Depende de se conseguir arranjar uma solução técnica”, afirma.