GNR e PSP só terminam operações de Natal e Ano Novo a 2 de janeiro e já realizaram mais de 35 mil fiscalizações.
Corpo do artigo
Durante o fim de semana de Natal, morreram duas pessoas nas estradas portuguesas. Dos 1314 acidentes contabilizados pela GNR e pela PSP, resultaram mais de 400 feridos, sendo que 31 pessoas ficaram em estado grave. As forças de segurança efetuaram mais de 35 mil fiscalizações de veículos.
Numa altura em que a circulação de pessoas aumenta, há um maior risco de acontecerem acidentes. Entre sexta-feira e anteontem, houve 1314 sinistros nas estradas portuguesas: a GNR contabilizou 786 acidentes rodoviários e a PSP 528. Das centenas de sinistros registados, resultaram dois mortos: a primeira vítima foi uma mulher atropelada, no domingo, em Turquel, no concelho de Alcobaça e, a segunda vítima mortal foi um homem que não sobreviveu a um despiste ocorrido, anteontem, na Estrada Nacional, em Louredo, no concelho de Vieira do Minho.
Além disso, as duas forças de segurança contabilizam mais de 400 feridos, sendo que 31 pessoas ficaram em estado grave. A GNR registou 23 feridos graves e 220 ligeiros e a PSP contou oito feridos graves e 155 ligeiros.
Cerca de 300 detidos
Em todo o território nacional, foram fiscalizados mais de 35 mil condutores.
Segundo os dados da PSP, as 5290 ações de fiscalização resultaram em 1800 autos de contraordenação e 135 detenções por crimes rodoviários, como a condução sob influência do álcool e a falta de habilitação legal para a condução.
Já a GNR, que fiscalizou 30 583 condutores nesta época natalícia, sinalizou, por exemplo, 303 pessoas que conduziam com excesso de álcool. Destas, 159 foram detidas por conduzirem com uma taxa de álcool no sangue igual ou superior a 1,2 g/l, valor considerado crime. Além disso, foram detidas mais 65 pessoas por conduzirem sem carta. Ainda durante o fim de semana de Natal, a GNR contabilizou mais 2038 contraordenações por excesso de velocidade, 452 por falta de inspeção periódica obrigatória, 171 por falta ou incorreta utilização do cinto de segurança e/ou cadeirinhas para crianças, 146 por falta de seguro de responsabilidade civil obrigatório e 119 por uso indevido do telemóvel durante a condução.
A operações de Natal e Ano Novo da GNR e da PSP, que começaram a 15 de dezembro, ainda não terminaram. Até ao dia 2 de janeiro, a vigilância reforçada nas estradas vai prosseguir.
INFRAÇÕES
Excesso de álcool
Entre sexta e segunda-feira, foram detidas, pela PSP e pela GNR, mais de 160 pessoas por conduzirem sob excesso de álcool.
Condução sem carta
No mesmo período, só a GNR registou 2038 contraordenações por excesso de velocidade e 452 por falta de inspeção periódica.