Fogo de artifício, jogos de luzes e uma muralha verde: campeões recebidos em êxtase
Com a derrota deste domingo do Benfica, frente ao Famalicão, o Sporting sagrou-se campeão nacional. Recorde os momentos mais marcantes da festa verde e branca.
Corpo do artigo
Após várias horas de celebrações, a festa do Sporting chega ao fim. Termina por aqui o minuto a minuto dedicado aos campeões nacionais. Continue a acompanhar toda a atualidade noticiosa em jn.pt.
Após vários regressos ao palco, os jogadores do Sporting começam a entrar no autocarro para voltarem a Alvalade.
Os adeptos do Sporting estão confiantes na continuidade de Ruben Amorim. "Pelo menos mais um ano", diz um adepto, em declarações à SIC Notícias. "É o melhor treinador de Portugal", atira outro, em clima de festa.
O treinador do Sporting já se juntou à restante comitiva, acompanhado de um dos filhos. Leões abrem garrafas de champanhe e lançam balões gigantes aos adeptos. Segue-se um momento musical, com todo o Marquês a cantar, em uníssono, a música "O Mundo sabe que".
O treinador dos leões começou por brincar com as notícias sobre as viagens de avião e confirmou a sua permanência no clube.
"Disseram que só ganharíamos campeonatos a cada 18 anos, que só ganhámos porque não tínhamos público e que não seremos bicampeões. Vamos ver", garantiu, em jeito de desafio e confirmando assim que tenciona permanecer em Alvalade.
Coates tomou a palavra para agradecer o apoio incondicional dos adeptos. "Que fique Amorim", afirmou.
Os jogadores do Sporting estão, agora, a ser chamados um a um ao palco.
Dezenas de sportinguistas celebraram no domingo a vitória do campeonato de futebol no "Lar Dos Leões De New Jersey", nos Estados Unidos, onde não faltaram agradecimentos a Amorim e Gyökeres, mas admitindo que já pensam na Taça de Portugal.
A festa sportinguista no estado de Nova Jérsia começou tímida, devido a uma forte chuva, mas rapidamente adeptos vestidos de 'verde e branco' e a entoar cânticos 'leoninos' começaram a chegar ao clube Lar dos Leões, onde a festa promete prolongar-se pela noite. O técnico Rúben Amorim e o avançado Gyökeres foram apontados, de forma unânime, como as figuras do campeonato, por terem levado a equipa a um momento de "felicidade indescritível".
Apesar do rumo incerto de ambos deixar os sportinguistas de Nova Jérsia apreensivos, os adeptos não pouparam nos elogios.
"Preocupado tenho que estar (com eventual saída de Amorim e Gyökeres) porque sou sportinguista. Foram duas figuras incontornáveis desta vitória, mas tenho fé e esperança que o Ruben Amorim e Gyökeres vão continuar no Sporting, que é um clube muito grande", disse à Lusa Manuel Rodrigues, de 63 anos.
Presidente leonino foi um dos primeiros a subir ao palco que está colocado no Marquês de Pombal. Visivelmente eufórico, Frederico Varandas enviou beijos para os adeptos. Equipa técnico de Ruben Amorim também já está no palco. Segue-se o treinador e os jogadores, que serão chamados um a um.
Os jogadores do Sporting, que se sagraram campeões nacionais de futebol no domingo, chegaram pela 1.40 ao Marquês de Pombal, em Lisboa, onde foram recebidos em euforia por milhares de adeptos.
Mais de uma hora depois de ter deixado o Estádio José Alvalade, o autocarro que levava, entre outros, os jogadores, a equipa técnica e o presidente Frederico Varandas chegou finalmente ao habitual local de festejo dos títulos, onde esperavam vários milhares de adeptos.
Através das redes sociais, o novo campeão nacional de futebol partilha vídeos das celebrações do título.
Milhares de pessoas aguardam a chegada da equipa verde e branca, que partiram há uma hora e meia de Alvalade.
Loucura total no Marquês, com jogos de luzes e um espetáculo de "videomapping" enquanto os adeptos aguardam a chegada da equipa.
O jogador do Sporting Jeremiah St. Juste partilhou no Instagram o fogo de artifício lançado para celebrar a conquista do título, este domingo, ao som da música "We Are the Champions", dos Queen.
Milhares de adeptos encheram o Marquês de Pombal à espera da chegada da equipa. À medida que o autocarro se aproxima, ouvem-se gritos de apoio. "Tínhamos tudo para dar certo e demos", referiu uma adepta à SIC Notícias.
O ponta de lança sueco festeja, este domingo, o primeiro título de campeão da carreira, depois de ter sido a grande figura da equipa nas 32 jornadas já disputadas da Liga, nas quais marcou qualquer coisa como 27 golos e assinou nove assistências.
"É um dia muito feliz", começou por dizer Gyokeres, não abrindo o livro quanto à continuidade em Alvalade na próxima época - "vamos ver o que acontece" -, mas manifestando a vontade de continuar a ver Ruben Amorim à frente da equipa.
"É um bom treinador. Gosto dele e espero que continue", disse. "É o meu primeiro título de campeão. Estamos só a começar", acrescentou.
Depois de ter prometido explicar o célebre gesto com que festeja cada golo que marca quando fosse campeão, o ponta de lança sueco estabeleceu numa nova data: "Agora ainda falta conquistar a Taça de Portugal. Depois explico o festejo".
"O Sporting é muito grande. É enorme. Não tenho palavras. Estou muito orgulhoso. Somos campeões. É um sonho que se tornou realidade.
Estou orgulhoso pelo meu percurso até hoje. Estamos a comemorar um grande título em conjunto com esta família do Sporting.
Disseram que o jogo com o Benfica era o jogo do título. Valeu a pena."
O Sporting partilhou um vídeo a relembrar alguns dos mais marcantes momentos da época para celebrar o trabalho da equipa ao longo do campeonato.
Daniel Bragança (jogador do Sporting): "Eu não consigo falar. Queria só mandar um beijinho para os meus avós, eles estão a ver-me em casa. Espero que eles desfrutem de ver o seu neto campeão duas vezes pelo Sporting. Gosto muito deles e tenho-os sempre no coração."
O guarda-redes uruguaio foi operado a uma lesão no joelho, mas juntou-se ao resto da equipa no autocarro que levará a comitiva até ao Marquês. Franco Israel chegou de muletas e terá espaço para ir sentado ou deitado.
"Deram-me o lugar VIP do autocarro, que mais posso pedir? Isto é tudo incrível. O meu pensamento no hospital era só vir para aqui. Disseram-me para passar lá a noite e disse: 'não, não há forma'. Sendo campeões, tinha de vir para cá", disse à Sporting TV.
Muitas dezenas de pessoas, sobretudo jovens, concentraram-se esta noite na Praça da República, em Coimbra, para festejar o 20.º título do Sporting de campeão nacional de futebol, que foi antecipado devido à derrota do Benfica em Famalicão.
"Faça chuva ou faça sol estamos cá", garantia a jovem estudante Francisca Pimentel, de 22 anos, que veio para a festa com o pai, a quem "tinha garantido que o campeonato ficava decidido hoje", apesar da chuva miudinha.
Também Filipa Brás, de 20 anos, estava confiante que o título de campeão ia ser festejado hoje e, aconselhada pelo irmão, levou consigo os adereços para o restaurante no qual a família foi jantar.
Diogo Barroso, de 16 anos, não escondeu a satisfação pelo título conquistado pelos verdes e brancos e frisou à agência Lusa que o clube tinha "um plantel muito forte e que o treinador já tinha dado provas que era competente, concretizando o sonho de mais uma conquista".
Centenas de adeptos do Sporting engoliram este domingo a Avenida do Mar, no coração do Funchal, para celebrar a conquista do 20º título de campeão da I Liga de futebol.
Por volta das 22.30 de domingo, assim que soou o apito final do jogo entre Famalicão e Benfica, cuja derrota dos encarnados por 2-0 permitiu ao clube de Alvalade festejar o título no sofá, o centro do Funchal, que não tinha muito movimento, encheu-se quase de imediato para as celebrações.
Com material pirotécnico em tons de verde a colorir o ambiente, os sportinguistas festejaram com fumos e fogo de artifício, além dos já tradicionais cânticos que marcam estes momentos, no caso com algumas músicas marcantes do clube cantadas em uníssono, como a famosa 'O mundo sabe que'.
Os festejos contaram com o acompanhamento de perto por alguma polícia destacada para o local, sobretudo com o intuito de fazer circular o trânsito e impedir grandes ajuntamentos no meio da estrada.
No centro da ação, Duarte Freitas, de 44 anos, disse que chegou o "momento de desfrutar", após uma de época em que teve sempre a "expectativa de chegar ao fim e ver o Sporting campeão".
O adepto natural do Funchal explicou que não estava confiante de que a festa fosse mesmo acontecer já este domingo, pois estava em casa sem planos para sair, mas disse que se vestiu "imediatamente para descer assim que o Famalicão fez o 1-0 frente ao Benfica", contou.
Centenas de adeptos saíram do sofá para festejar em Faro o 20.º título nacional de futebol do Sporting, exaltando o percurso dos leões e pedindo ao treinador Rúben Amorim para permanecer na próxima época.
Em família, João, de 30 anos, acompanhado da mãe, da irmã e dos sobrinhos, foi o primeiro a gritar "O campeão voltou", mal se ouviu o apito final que confirmou a vitória dos minhotos e o título sportinguista.
"Um bocado envenenado, este presente do Benfica. Estava à espera que fosse no sábado, ir descansado jantar fora e ver o meu Sporting [frente ao Estoril Praia] ser campeão, mas foi hoje", disse o adepto sportinguista à Lusa.
Na zona onde habitualmente os adeptos de futebol concentram os seus festejos na cidade de Faro, junto à doca, a caravana automóvel começou a aumentar, misturando as buzinas com os cânticos e alguns foguetes.
A permanência de Rúben Amorim foi um pedido unânime dos muitos adeptos que acorreram à baixa de Faro para festejar a preceito o 20.º título nacional.
"Não esperava isso de um benfiquista, fui daqueles que esteve contra quando ele foi contratado, mas tenho de dar a mão à palmatória. Espero que não se vá embora", frisou Artur Mascarenhas.
Quatro autocarros já estão a caminho da festa na Praça do Marquês, onde milhares de adeptos estão à espera da equipa.
Há quatro autocarros a sair do Estádio de Alvalade a caminho do Marquês de Pombal, onde estão dezenas de milhar de pessoas à espera da chegada da equipa.
Algumas dezenas de adeptos do Sporting celebraram, este domingo à noite, o 20.° título nacional leonino no centro da cidade de Viana do Castelo, com vestes, cachecóis e fumo verdes, cânticos, carros a acelerar, buzinadelas e fogo de artifício. Os festejos dos adeptos do Sporting concentraram-se na Avenida dos Combatentes, por norma o palco de celebrações futebolísticas, sempre que algum clube é campeão. Desta vez, foi a festa verde que tomou conta da avenida.
Diretor desportivo do Sporting reagiu à conquista do título. "Como disse o Ruben [Amorim], os adeptos acreditaram desde o princípio e nós também. É formidável acabar desta forma. É unânime, merecemos ser campeões e temos de ir festejar", começou por referir.
Para Hugo Viana, o jogo com o Benfica "pode ter sido chave", comentando ainda a indefinição quanto à continuidade de Ruben Amorim no comando técnico.
"Acho que vamos ser todos felizes hoje e vamos continuar a ser felizes. Dou os parabéns a todos os jogadores, direção e equipa técnica, que fizeram um trabalho extraordinário e a todos os adeptos, que acreditaram sempre", vincou.
Rotunda das Pontes, no centro de Aveiro, encheu-se de adeptos leoninos que saíram à rua para festejar a vitória do Sporting no campeonato. Não faltaram cânticos, fogo de artifício, fumo verde, bandeiras em punho, centenas de cachecóis no ar e os automóveis que passavam a serem agitados pelo entusiasmo dos sportinguistas.
O Benfica perdeu por 2-0 em Famalicão e permitiu, desta forma, que o Sporting se torna-se campeão da temporada 2023/24. Roger Schmidt reagiu à derrota dos "encarnados" e deu os parabéns aos leões e ao técnico Ruben Amorim.
Mal terminou o jogo em Famalicão, Pedro Pedro Gonçalves mostrou-se com a noiva, Bruna Rafaela, a festejar. Por perto tinha os colegas de equipa, já que jantaram juntos em Alvalade, numa preparação para a festa.
O treinador sagrou-se, este domingo, campeão nacional pela segunda vez ao serviço do Sporting e, em Alvalade, deu a entender que pode continuar no clube na próxima temporada, depois de vários meses em que o cenário da saída pareceu o mais provável.
Numa altura em que o capitão de equipa, Coates, falava com os jornalistas, Amorim interrompeu o central: "Temos de ir apanhar o avião. O autocarro, desculpem", disse, entre risos, numa clara referência à polémica viagem que fez a Inglaterra a poucos dias do clássico com o F. C. Porto.
"É uma felicidade enorme, agora é tempo de festejar. Este ano tem ainda mais sabor porque na última vez [2020/21] estávamos na altura da covid", lembrou, antes de ser questionado se pode continuar no Sporting na próxima temporada.
"Claro que sim, tenho contrato. Agora, é tentar conseguir o terceiro título de campeão", afirmou.
Num jogo desinspirado, campeão passa testemunho ao Sporting. Minhotos vencem sem discussão. Adeptos encarnados contestam jogadores, Schmidt e Rui Costa.
Fotos: José Carmo/Global Imagens
Jogadores e equipa técnica preparam-se para sair para o Marquês, com a família por perto. Nas redes sociais, Filipa, a namorada do futebolista Eduardo Quaresma, mostrou os primeiros cânticos dos campeões.
O presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), Fernando Gomes, felicitou, este domingo, o Sporting pela conquista do 20.º título de campeão nacional, destacando a "inolvidável conquista" dos 'leões'.
Fotos: Carlos Carneiro/Global Imagens
"FOI JOGO A JOGO, LADO A LADO, ATÉ AO ÚLTIMO MINUTO! Podemos gritar ao mundo que somos CAMPEÕES!", escreveram os leões nas redes sociais.
Leia AQUI
Ruben Amorim é o quinto treinador a conseguir ganhar mais do que um campeonato de futebol pelos leões na carreira, igualando um feito apenas conseguido por Joseph Szabo, Cândido de Oliveira, Randolph Galloway e Otto Glória.
O treinador português, atrás de Szabo na lista de técnicos com mais jogos pelo clube, fica ainda com um repto curioso que a história do clube lhe deixa, uma vez que tanto o húngaro como o inglês conseguiram pelo menos três títulos pelo emblema de Alvalade, sucedendo ainda a Cândido de Oliveira como o segundo bi português verde e branco.
Adeptos das Caldas da Rainha começam a concentrar-se na rua para festejar a conquista do título depois da derrota do Benfica.
Através de um comunicado, a entidade que governa o futebol profissional felicitou os novos campeões. "A Liga Portugal felicita o Sporting CP, os seus jogadores, equipa técnica, staff e dirigentes, por voltar a conquistar este título três anos depois da última ocasião, na época 2020-21", lê-se na nota.
A equipa de Ruben Amorim assegurou, este domingo, o 20.º título de campeão nacional do palmarés leonino, com a derrota do Benfica em Famalicão a lançar a festa verde e branca um pouco por todo o país.
Leia mais aqui
Através das redes sociais, os leões reagiram à conquista.