O ex-treinador Mário Peres Ulibarri, conhecido como Marinho Peres, morreu esta segunda-feira, aos 76 anos.
Corpo do artigo
Segundo a imprensa brasileira, as causas da morte não foram divulgadas. O falecimento foi anunciado pela irmã, Mazé Peres Ulibarri Pistelli, num post na rede Facebook.
Nascido no Brasil a 19 de março de 1947, Marinho Peres treinou vários clubes em Portugal, caos de Vitória de Guimarães, Belenenses, Sporting, onde apostou de vez em Luís Figo, e Marítimo.
Na primeira das duas passagens pelo Belenenses, em 1988/89, Marinho Peres conseguiu conquistar a Taça de Portugal, ao bater na final o Benfica, por 2-1.
No Brasil, o treinador esteve à frente de clubes históricos, com o Botafogo e Santos, equipa que também representou enquanto jogador entre 1972 e 1974, tendo como companheiros o rei Pelé, Carlos Alberto Torres e Edu.
Marinho Peres, que atuava como defesa central, jogou no Barcelona (1974/75), onde foi companheiro de Johan Cruijff, mas acabou por voltar ao Brasil após ser intimado a cumprir o serviço militar em Espanha, o país natal dos pais. Representou ainda a Portuguesa, o Internacional e o Palmeiras.
Marinho Peres foi internacional pelo Brasil em 15 ocasiões - marcou um golo -, tendo capitaneado a seleção canarinha que participou no Mundial de 1974, no qual foi quarta classificada.