Doença que colocou o ator Ângelo Rodrigues em coma afeta sobretudo pessoas com doenças neurológicas e com dificuldade em engolir, segundo um pneumologista ouvido pelo JN.
Corpo do artigo
Como ocorre a pneumonia por aspiração?
A pneumonia por aspiração acontece quando entra conteúdo estranho no sistema respiratório, explica, ao JN, António Morais, pneumologista do Centro Hospitalar e Universitário de S. João. A glote é uma parte da laringe responsável pela separação da entrada do ar nos pulmões e de comida no sistema digestivo. Quando existem problemas no reflexo da glote, “as cordas vocais não fecham” e os alimentos, saliva, líquidos ou vómito entram na traqueia. Quando o conteúdo estranho entra no sistema respiratório pode ocorre uma infeção provocada pelos microrganismos.
Quais são as pessoas com maior risco?
As pessoas com maior probabilidade de contrair uma pneumonia por aspiração são as que têm problemas ou alterações neurológicas, idosos ou crianças pequenas. No caso de Ângelo Rodrigues, António Morais refere que, provavelmente, ocorreu uma infeção respiratória por causa de uma “diminuição do estado de consciência e o consumo de álcool ou medicamentos”.
Quais são os sintomas?
Os sintomas da pneumonia por aspiração ocorrem rapidamente, 1 a 2 horas depois da aspiração, e a infeção acontece passados 1 a 2 dias. Os sintomas são: dor no peito; tosse com expetoração purulenta, pus ou sangue; dificuldades em respirar; febre; cansaço e confusão mental.
Como é o tratamento?
António Morais destaca que o tratamento para a pneumonia por aspiração é “igual ao tratamento da pneumonia”, ou seja, pela prescrição de antibióticos. Contudo, em alguns casos mais graves, é necessário o internamento do doente e a administração de oxigénio.
Como se previne a doença?
Segundo António Morais, em pessoas com risco significativo de dificuldades no reflexo da glote pode ser necessário a introdução dos alimentos no tubo digestivo, sem passarem na garganta. Há outras formas de prevenir esta doença, tais como mastigar os alimentos com calma e com o tronco direito; evitar álcool, drogas e nicotina; e cuidado da saúde oral.