Podcast: Como viviam as mulheres na Idade Média? D. Filipa de Lencastre e Isabel Stilwell respondem
Se acha que sabe pouco sobre as mulheres que viveram na Época Medieval não estranhe. A sua existência só era documentada quando estava ligada a um homem de poder. No entanto, esse desconhecimento está prestes a mudar.
Corpo do artigo
Se ainda hoje se luta por direitos iguais para homens e mulheres, saiba que essa é uma batalha que vem de trás. Na era Medieval, a existência das mulheres passava praticamente despercebida, a não ser que estivessem, de alguma forma, ligadas a um homem de poder.
Quem o sabe bem é a escritora Isabel Stilwell, que desde 2007 se dedica aos romances históricos. A também jornalista afirma que as histórias vividas no feminino eram “desconhecidas”, acabando por apenas ser objeto de interesse para os cronistas da época quando as protagonistas eram mães ou filhas de reis.
Uma das personalidades femininas de maior interesse da Era Medieval foi D. Filipa de Lencastre, sobre quem Stilwell escreveu um livro. A obra foi fonte de inspiração para quem, durante a edição deste ano da Viagem Medieval a Terras de Santa Maria da Feira, vai interpretar a única princesa inglesa que reinou em Portugal. Maria Mar, atriz e diretora do Teatro Experimental de Orfeão da Feira Maria Mar descreve a rainha como “uma mulher inteligentíssima e genial desde a infância”.
D. Filipa de Lencastre, sobre quem Isabel Stilwell escreveu um livro, é uma das personagens principais da XXVI Viagem Medieval de Santa Maria da Feira.
É verdade que muito se passou entre o século XIV e os dias em que vivemos e se há tradições que devem ser preservadas, não há dúvida de que há progressos que merecem ser louvados. O trabalho para o reconhecimento dos direitos das mulheres é um deles. E no primeiro episódio do podcast “Viagens com História” poderá ficar a saber mais sobre aquelas que vieram provar que não vivemos num mundo de homens.
Já entre 2 e 13 de agosto, poderá entrar na máquina do tempo que é a Viagem Medieval de Santa Maria da Feira. Os séculos XIV e XV vão estar em destaque na XXVI edição do evento, que tem D. João I como rei.