Um aluno de 16 anos da Escola Secundária de Caneças, em Odivelas, morreu com meningite na quinta-feira à noite no hospital. Colegas, amigos e professores do jovem receberam tratamento preventivo.
Corpo do artigo
O diretor do Agrupamento de Escolas de Caneças, Fernando Costa, confirmou "o caso horrível" da morte de um aluno de 16 anos daquela instituição de ensino. "Na quinta-feira ao fim da tarde, a escola foi informada pela Unidade Local de Saúde de que estava internado com meningite. Cerca das 22 horas, disseram-nos que, infelizmente, tinha falecido", revelou.
"O agrupamento contactou logo alguns encarregados de educação e esta manhã fomos a várias salas de aula para identificar os alunos que tinham tido mais contacto com o jovem que faleceu", disse Fernando Costa. “Até ao meio dia falámos com a maior parte dos alunos que tiveram contacto com o rapaz e estavam perplexos com o que aconteceu”, acrescentou o diretor do Agrupamento.
"A prioridade máxima foi essa, identificar os contactos de proximidade", disse Fernando Costa, elogiando o trabalho do delegado de saúde. "Logo de manhã, apareceu já com medicação de profilaxia para os colegas de turma, professores e amigos" do jovem que faleceu, disse Fernando Costa. "O delegado de saúde disse que era uma medida preventiva", uma vez que não foi divulgado qual o tipo de meningite que esteve na origem do falecimento, se vírica ou bacteriana.
Fernando Costa definiu a vítima como "um miúdo muito sociável e querido" na escola. Segundo alguns colegas, o rapaz estava bem disposto na quarta-feira, à hora de almoço, e terá começado a sentir fortes dores de cabeça durante a tarde. Na quinta-feira não compareceu às aulas e foi hospitalizado, vindo a falecer à noite. Psicólogos da escola estão a acompanhar aos alunos e amigos do jovem.
"Os pais estavam, naturalmente, alarmados", disse Fernando Costa, sublinhando que foram informados em detalhe pelo delegado de saúde, que “esclareceu e tranquilizou as pessoas” sobre a doença. "Achamos que é muito importante as pessoas estarem informadas", advogou o diretor do Agrupamento.