O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou, este sábado, a imposição de tarifas de 30% às exportações de todos os produtos da União Europeia (UE) e do México — os principais parceiros comerciais da américa do norte — aumentando a pressão para novos acordos.
Corpo do artigo
As tarifas entrarão em vigor no dia 1 de agosto, disse Trump em cartas separadas publicadas na sua plataforma Truth Social e enviadas aos dois parceiros, citando o papel do México no fluxo de drogas ilícitas para os Estados Unidos e um desequilíbrio comercial com a UE.
"A partir de 1 de agosto de 2025, cobraremos da União Europeia uma tarifa de apenas 30% sobre os produtos da UE enviados aos Estados Unidos, independentemente de todas as tarifas setoriais", lê-se na carta publicada na rede social e endereçada à presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.
As tarifas da UE são consideravelmente mais elevadas do que a taxa de 20% divulgada por Trump em abril, à medida que as negociações com o bloco prosseguem. A União Europeia, juntamente com dezenas de outras economias, aguardava um aumento das tarifas de uma base de 10% na quarta-feira, mas Trump adiou o prazo para 1 de agosto, poucos dias antes da entrada em vigor das taxas elevadas.
As tarifas do México também ultrapassam a taxa de 25% imposta por Trump aos produtos mexicanos no início deste ano, embora os produtos que entram nos Estados Unidos ao abrigo do Acordo EUA-México-Canadá estejam isentos. O Canadá também recebeu uma carta semelhante a impor tarifas de 35% sobre os seus produtos.
Desde o início da semana, Trump enviou cartas a mais de 20 países com tarifas atualizadas.