Calor regressa com força: anticiclone dos Açores estabiliza o tempo e traz temperaturas de verão
Depois de semanas marcadas por instabilidade e temperaturas abaixo da média, o tempo quente regressa a Portugal, com a progressiva instalação do anticiclone dos Açores no Atlântico. Espera-se uma semana seca, com céu geralmente pouco nublado e uma subida gradual das temperaturas, especialmente a partir de quarta-feira.
Corpo do artigo
Até terça-feira, ainda são prováveis nuvens e neblinas matinais, com valores de temperatura mais contidos. Contudo, a partir de quinta, o cenário muda: prevê-se tempo mais seco, ensolarado e temperaturas que poderão atingir ou ultrapassar os 30 °C em várias regiões do interior e sul do país, explica Hélder Silva Lopes, professor da UMinho e redator da Meteored.
As temperaturas disparam durante a semana e para quinta-feira prevê-se o sul do país atinja as temperaturas máximas de 30 ºC.
Nos Açores, o tempo será ameno e estável durante a maior parte da semana, com possibilidade de alguma precipitação apenas no início e no fim do período. A Madeira manterá um padrão mais constante, com nuvens e abertas, vento de nordeste e escassa probabilidade de precipitação.
Para o fim de semana, os modelos apontam para a continuação do tempo quente, mas ainda com alguma incerteza quanto aos valores das temperaturas. Alguns cenários sugerem máximas que poderão aproximar-se dos 35 °C, podendo marcar o primeiro episódio de calor intenso do ano.