Avançado sueco ficou em branco nos dois últimos jogos do Sporting e já só tem o duelo com o Vitória, da última jornada do campeonato, pela frente. Principais rivais têm mais oportunidades para superar a marca do jogador leonino na luta pelo estatuto de melhor marcador europeu.
Corpo do artigo
Os leões enfrentam, no próximo sábado, um dos momentos mais importantes da história do clube, uma vez que têm a oportunidade de celebrar o primeiro bicampeonato em mais de 70 anos e enquanto a equipa de Rui Borges só depende de um triunfo frente ao Vitória de Guimarães para conseguir o principal objetivo da época, Viktor Gyokeres enfrenta um desafio muito particular em busca do estatuto de rei do golo na Europa.
O ponta de lança sueco soma 38 golos no campeonato 2024/25 e lidera a corrida à Bota de Ouro, mas apesar de ter uma grande vantagem sobre os principais concorrentes – Mohamed Salah tem 28, Kylian Mbappé 27, Harry Kane 25 e Lewandowski 25 -, o menor estatuto da liga portuguesa em relação aos outros campeonatos atrapalha a missão do nórdico.
Cada tento marcado em Portugal é multiplicado por 1,5 enquanto os apontados nos “big five” (Espanha, França, Inglaterra, Itália e Alemanha) valem por dois, o que se traduz numa pontuação muito mais equilibrada nesta reta final da temporada. Gyokeres soma um total de 57 pontos, que seriam 76 caso Portugal tivesse o mesmo rácio dos outros campeonatos, e tem apenas um de vantagem em relação a Salah e três sobre Mbappé, que reentrou na corrida graças ao “hat-trick” apontado na derrota do Real Madrid frente ao Barcelona.
Apesar de o Bayern de Munique só ter mais um jogo para disputar na Bundesliga, Harry Kane não pode ser descartado, já que o inglês está à distância de um póquer de ultrapassar o sueco, caso este fique em branco frente ao Vitória.
Três jogos em Espanha
No entanto, o principal perigo para a missão de Gyokeres deverá vir de Inglaterra e Espanha. Salah ainda tem dois jogos ao serviço do Liverpool para tentar conquistar a Bota de Ouro e, caso o ponta de lança leonino não marque ao Vitória, ao egípcio bastará um golo para saltar para a liderança, sendo que também La Liga dá ainda mais uma oportunidade aos goleadores.
Ainda faltam três jogos para terminar o campeonato espanhol, o que faz com que Mbappé seja um verdadeiro candidato ao trono, tal como Lewandowski, embora o polaco precise de um mínimo de quatro golos para passar Gyokeres.