Espaço com equipamentos de última geração vai funcionar como laboratório.
Corpo do artigo
A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), em Vila Real, construiu uma adega para melhorar o ensino e a investigação na área da Enologia. É um laboratório com equipamentos de última geração e ambientalmente sustentável, já que inclui uma estação de tratamento de águas residuais, que serão reutilizadas para regar áreas agrícolas no campus.
A nova adega da UTAD tem uma área de mais de 600 metros quadrados e resulta da ampliação do edifício de Enologia. Os espaços e equipamentos diferenciados vão permitir a estudantes e investigadores o acompanhamento das fases de produção de vinho.
"Queremos continuar a trabalhar para construir uma universidade que se lhe orgulhe de si própria e que orgulhe o país", disse esta quarta-feira o reitor da UTAD, Emídio Gomes, durante a cerimónia de inauguração, na qual marcou presença a ministra da Agricultura e da Alimentação. Maria do Céu Antunes elogiou o investimento da UTAD na adega/laboratório para "poder formar melhor os viticultores e os enólogos" e com isso "continuar a produzir vinhos de excelência".
A adega acolheu hpje a iniciativa "UTAD Alumni Wine & Cheese Collection", que deu a conhecer quatro vinhos e três queijos, produzidos por antigos estudantes da universidade. A coleção deste ano inclui, pela primeira vez, um vinho e um queijo criados além-fronteiras, o que representa a internacionalização da marca "Alumni UTAD".
Criado por Luís Teixeira na Áustria, o vinho tinto foi harmonizado com o queijo de ovelha de Inês Vilarinho. O vinho branco, da enóloga Patrícia Peixoto, combinou com o queijo de cabra produzido em Espanha por Paulo Martins. Daniel Fraga Fomes criou o espumante degustado com o queijo de vaca concebido por Marta Santos, enquanto o vinho do Porto, do enólogo Carlos Alves, foi acompanhado por um doce regional.
"É um reconhecimento e uma valorização do conhecimento científico na área do agroalimentar e do saber-fazer dos nossos antigos estudantes, independentemente de se encontrarem em Portugal ou em qualquer outra parte do globo", sublinhou o reitor Emídio Gomes.