A Agência Estatal de Meteorologia de espanha (Aemet) lançou esta quinta-feira uma mensagem "muito clara": "A DANA segue sobre Espanha. Está a causar chuvas torrenciais, aqui na Andaluzia, hoje em Castellón. Vamos continuar assim grande parte da semana, não baixes a guarda".
Corpo do artigo
A mensagem foi partilhada nas redes sociais em jeito de apelo à população para se manter em locais seguros, alerta e informada sobre os avisos das autoridades."Muitos recursos estão centrados na emergência de Valência. Atue com sentido comum e siga as indicações do '112', da Câmara e dos Bombeiros".
A agência fez um pedido à população para que se mantivesse informada: "Não baixes a guarda. Não tenhas a sensação de falsa segurança em zonas do litoral onde não há luz".
O alerta surge depois de se perceber que muitas das vítimas mortais contabilizadas nas últimas horas aconteceram onde não havia rios de lama, mas em locais que se tinham como seguros e onde ocorreram enxurradas repentinas de grandes dimensões.
O Governo regional enviou uma mensagem de telemóvel para toda a província de Castellón a pedir às epssoas que fiquem em casa. A mensagem enviada às 11.50 horas (10.50 horas em Portugal continental) apela aos cidadãos para que não circulem de carro, tal como foi estabelecido pelas autoridadades de proteção civil, que temem que a província sofra fortes inundações nas próximas horas.
O primeiro-ministro espanhol reiterou o pedido: "Não saiam de casa, cumpram os pedidos dos serviços de emergência e todas as suas recomendações". Pedro Sánchez visitou esta quinta-feira o Centro de Coordenação Operacional Integrado da Comunidade de Valência, onde se coordenam todas as respostas de emergência das zonas afetadas pela tempestade que assola o sul do país.