As aplicações Andante, no Porto, e Navegante, em Lisboa, estão com problemas e a impossibilitar o carregamento de viagens e dos passes, gerando uma maior afluência às lojas físicas.
Corpo do artigo
Em Lisboa, fonte da empresa confirmou ao JN que a aplicação Navegante sofreu "um ataque informático" que está a impossibilitar o carregamento dos passes através do telemóvel e a impedir, também, a renovação da gratuitidade para os estudantes.
Fonte da empresa que gere o Navegante disse que o ataque "não comprometeu os dados das pessoas" e asseverou que os procedimentos de segurança foram ativados e as entidades competentes foram contactadas foi detetada a intromissão, no sábado.
O problema tornou-se mais óbvio hoje porque as pessoas estão a tentar carregar os passes e os títulos de viagem. A empresa garante, no entanto, que não há qualquer problema com o cartão Navegante ou com o passe. Apenas com a aplicação eletrónica.
Contactada pelo "Jornal de Notícias", a Polícia Judiciária confirmou que "está a investigar" o ataque à aplicação Navegante.
No Porto, fonte dos Transportes Intermodais do Porto (TIP) confirmou "alguns constrangimentos" que estão a provocar uma falha de carregamento na PayShop, na rede multibanco e da Top Up, a possibilidade de carregar o passe ou o título Andante através do telemóvel, a aplicação Anda, mas garantiu que "não houve um ciberataque" e que o problema se deve a uma sobrecarga do sistema.
Fonte do TIP disse a empresa está a avaliar ao certo o que causou os constrangimentos, acreditando que o constrangimento pode ser resolvido com brevidade. Da parte do Navegante, a convicção é a mesma. "Temos várias equipas a trabalhar na resolução do problema", disse a mesma fonte.
Ao JN têm chegado relatos de pessoas que não conseguiram carregar o passe ou o título Andante no Porto e uma afluência maior às lojas de carregamento em Lisboa.