Abriram as encomendas para a versão Five do Renault 5 E-Tech, com preços a começar nos 24.900 euros, cumprindo a ambição da marca francesa de oferecer um R5 elétrico por menos de 25 mil euros na Europa.
Corpo do artigo
Produzido em França, na fábrica de Ampere, em Douai, que faz parte do complexo ElectriCity, o Renault 5 E-Tech elétrico Five mantém-se fiel ao espírito do icónico "Supercinq Five" dos anos 80. Combina um design emocional, jantes de 18 polegadas, uma plataforma elétrica dedicada e um eixo traseiro multi-link num pacote ainda mais acessível.
A versão Five conta com uma bateria de de 40 kWh, tendo um motor de 70 kW (95 cv) de potência, com 215 Nm de binário, que garante , segundo a marca, uma autonomia WLTP de até 312 quilómetros. O Five acelera dos 0 aos 100 km/h em 12 segundos e atinge uma velocidade máxima de 130 km/h.
Dispõe de um carregador de 11 kW CA, compatível com pontos de carregamento domésticos e urbanos, permitindo que a bateria passe de 15% a 80% de carga em duas horas e 37 minutos.
Equipamento
O interior do Renault 5 E-Tech elétrico Five dispõe de um sistema de ecrã duplo OpenR, que inclui um painel de instrumentos de 7 polegadas e um ecrã multimédia de 10 polegadas. Compatível com Android Auto e Apple CarPlay, o sistema multimédia recebe atualizações automáticas à distância (OTA).
O equipamento de série inclui ainda duas portas USB-C à frente, faróis full LED, ar condicionado manual, travão de estacionamento elétrico e um banco traseiro com rebatimento bipartido 60/40.
Para clientes que procuram maior versatilidade, a gama elétrica do Renault 5 E-Tech irá brevemente ganhar uma nova opção: a bateria de 52 kWh, disponível na versão Evolution, com um grupo propulsor de 90 kW.
Esta versão oferecerá uma autonomia de até 410 quilómetros no ciclo WLTP e será fornecida com um carregador duplo: 11 kW CA bidirecional e 100 kW CC. A bateria passa de 15% a 80% de capacidade em apenas meia hora. Dispõe de ar condicionado automático e bomba de calor e tem a opção V2L para alimentar aparelhos elétricos até 3700 W.
Os preços desta versão começam nos 31 mil euros.