Maquetas e projetos de mais de 40 jovens arquitetos podem ser vistos no Centro Cultural de Baião, numa exposição que tem como ponto de partida um livro.
Corpo do artigo
Até 16 de março, o Mosteiro de Ancede – Centro Cultural de Baião acolhe a exposição “Isto não é um retrato”, baseada no livro “Ceci n’est pas un portrait”.
A mostra reúne desenhos, maquetas e objetos de cerca de 40 arquitetos e ateliês portugueses que estão a ganhar destaque na Europa com projetos inovadores e funcionais.
A exposição procura apresentar uma nova forma de pensar a arquitetura, dando maior ênfase à colaboração e menos à assinatura individual.
De acordo com os curadores, a exposição oferece uma interpretação única do livro, ao permitir uma reflexão sobre o equilíbrio entre a estética e a funcionalidade.
Os projetos expostos focam-se na utilidade do dia a dia. A maioria são pequenas obras, sobretudo habitações privadas, desenvolvidas com um orçamento baixo. É possível ver ainda m pavilhão desenhado para Braga – Capital Europeia da Cultura 2025 ou um projeto de habitação colectiva na Suíça.