O percurso de André Silva, o irmão de Diogo Jota que partilhou a paixão pelo futebol
André Silva morreu esta quinta-feira de madrugada ao lado do irmão e confidente Diogo Jota, com quem sempre teve uma grande ligação, sendo os dois amantes do desporto-rei. Cumpriu o sonho de chegar às ligas profissionais ao serviço do Penafiel.
Corpo do artigo
André Silva, três anos mais novo que Diogo Jota, foi "obrigado" a apaixonar-se pelo futebol, com a bola a ser o objeto de conexão entre os irmãos, que nem por um segundo deixaram de ter a união que sempre tiveram. A caminhada inicial dos dois também foi muito parecida e faziam questão de partilhar os tempos livres juntos sempre que conseguiam. Viviam o ponto alto da carreira até esta quinta-feira, quando um despiste de carro em Zamora lhes ceifou a vida.
André começou a jogar futebol de sete nos escalões de formação do Gondomar e destacou-se pela capacidade de luta e superação. Conseguiu impressionar até mais cedo que o irmão, apesar de ser mais novo, e juntou-se à formação do F. C. Porto, tendo também estado no Dragon Force e sido emprestado ao Padroense.
Anos depois, vendo o sucesso de Diogo Jota, André aceitou juntar-se aos juniores do Paços de Ferreira, onde construiu a identidade de um extremo que nunca desistia de uma jogada, mas saiu para ingressar nas competições do campeonato de sub-23, primeiro pelo Famalicão e depois pelo Boavista.
Já como sénior, regressou ao clube da terra e afirmou-se como um dos destaques do Gondomar no Campeonato de Portugal, podendo também jogar no meio-campo. Após duas temporadas, deu o salto e cumpriu o sonho de jogar nas ligas profissionais ao ingressar no Penafiel, onde acabou a temporada como titular absoluto.
Fez sempre questão de estar em família e partilhava as férias todas com o irmão e melhor amigo Diogo Jota. Embora a carreira de André Silva tenha sido encerrada de forma trágica, a sua história de superação e de luta atrás dos sonhos será para sempre lembrada, com um espírito e paixão pelo futebol que percorria o sangue da família.