Como "Francisco Simões está a dizer que a imagem" da mulher na estátua de Camilo no Largo Amor de Perdição, no Porto, "não é de Ana Plácido", para a vereadora da CDU, Ilda Figueiredo, uma das signatárias que pede a retirada da obra, "já não faz sentido esta polémica". Há já uma nova petição "pela não remoção" da obra.
Corpo do artigo
Ao ouvir os esclarecimentos de Francisco Simões, autor da estátua de Camilo no Largo Amor de Perdição, no Porto, a vereadora da CDU, Ilda Figueiredo, e uma das 37 signatárias da petição que pede a remoção da obra, voltou atrás. Diz que a imagem, como não retrata Ana Plácido, "já não faz sentido esta polémica". "Nem sequer aquilo que eu assinei", sublinha a vereadora, admitindo sempre ter interpretado a imagem da mulher nua como um retrato de Ana Plácido.
Entretanto, foi já criada uma nova petição online "Pela não remoção de Estátua de Camilo, no Porto". Perto das 21 horas desta quinta-feira, contavam-se mais de cem assinaturas. O texto que acompanha este abaixo-assinado dirige-se ao presidente da Câmara do Porto, ao ministro da Cultura, ao primeiro-ministro, ao presidente da Assembleia da República e ao presidente da República.
O autor (desconhecido) da petição pede "para ser mantida no local em que está a referida estátua e não haver vontades de começar a remover ou esconder outras".