O Theatro Gil Vicente, em Barcelos, vai acolher este sábado a gala dos prémios de Teatro Amador Europeu. A primeira edição destaca três categorias: Melhor Texto Original, Melhor Projeto Artístico e Melhores Causas Teatrais.
Corpo do artigo
Além da festa dos premiados, vai ter lugar um espetáculo de teatro da companhia ucraniana Malanka Theatre. “A Felicidade Roubada” é baseada no texto de Ivan Franko, dirigida por Gio Pachkoriya e coreografada por Marta Hanna.
A peça conta a história de Anna, uma rapariga que não conhecia a autodeterminação. Via-se perante um destino certo: um marido que não a amava, trabalho doméstico constante e uma dor de partir o coração. Até o seu amado, Mikhail, que se cria estar morto, regressar. É a oportunidade para Anna recordar o que é a felicidade e talvez renascer, apesar da sombra negra do medo e da dor. Ao acompanhar a procura de Anna pela liberdade interior, sem saber se vai chegar a encontrá-la, “A Felicidade Roubada” coloca em perspetiva a forma como a sociedade pode sufocar a vida de um indivíduo, levando-o a enterrar-se vivo. Quem roubou a felicidade de Anna?
Os galardões, estatuetas do busto de Gil Vicente, a ser entregues pela companhia Teatro de Balugas, foram esculpidos pelas mãos do barcelense Joaquim Esteves. O diretor desta companhia, Cândido Sobreiro, diz que “esta cerimónia foi especialmente criada para celebrar a originalidade, a criatividade e o compromisso no teatro amador na Europa".
A cerimónia acontece este sábado, dia 29, pelas 21 horas. Os bilhetes, que têm um custo de quatro euros, estão à venda em gilvicente.bol.pt e na bilheteira do Theatro.