A Câmara de Braga vai apoiar os munícipes com 200 euros na compra de bicicletas urbanas, elétricas ou não, e, com 1500 euros as pequenas empresas que adquiram bicicletas de carga.
Corpo do artigo
A proposta de Regulamento do programa, a que o JN teve acesso, que tem uma dotação de 40 mil euros, abrange pessoas singulares e pequenas e microempresas na aquisição de bicicletas urbanas convencionais ou eletricamente assistidas, novas ou usadas; bicicletas adaptadas; bicicletas de carga eletricamente assistidas ou não; acessórios para carga de pessoas ou bens em bicicleta.
O programa não financia nem bicicletas destinadas a uso desportivo, nomeadamente circuitos de cross ou montanha, nem trotinetes ou velocípedes de outro tipo.
A iniciativa do pelouro da Mobilidade da vereadora Olga Pereira, que vai ser votada segunda-feira em reunião do Executivo municipal, especifica que “o apoio à aquisição de bicicletas e acessórios traduz-se na atribuição de uma comparticipação financeira, correspondente a 50% do valor total (IVA Incluído) da despesa tida com a aquisição do bem, até ao máximo de 200 euros para bicicletas urbanas convencionais ou elétricas, bicicletas adaptadas e acessórios e 1500 para bicicletas de carga”.
A verba prevista será de 34 mil euros para o apoio aos municípes e seis mil para as empresas. Os beneficiários singulares têm apoio na modalidade de aquisição de bicicleta até ao máximo de uma por pessoa e as pessoas coletivas podem beneficiar de apoio até ao máximo de três.
A proposta salienta que tem desenvolvido várias iniciativas, algumas delas em curso, que incentivam a integração e o uso da bicicleta como forma de mobilidade em meio urbano, proporcionando uma deslocação ativa para o trabalho ou para a escola, em projetos como: "Bicification – O futuro em duas rodas"; Aprendizagem de condução de bicicleta na Escola Rodoviária de Braga; Implementação de um sistema de bicicletas elétricas partilhadas; o Cicloexpresso em escolas da cidade; “Aprender a Ciclar”.
Pretende-se, ainda – diz a vereadora – "criar melhores condições para a mobilidade em bicicleta na cidade, o que se tornou possível com a introdução de uma rede de ciclovias, com a colocação de infraestruturas relacionadas, como bicicletários e com o reforço da infraestrutura ciclável segregada".