Abriu-se, esta quinta-feira, à criançada, o parque temático do Pinóquio, no Jardim Soares dos Reis, em Gaia. A estreia, num dia de sol e tempo agradável, foi apadrinhada por várias famílias.
Corpo do artigo
Eram 11 horas quando, ao som de uma música do filme infantil do Pinóquio, os alunos do 2º ano da Escola Básica da Bandeira, vestidos a combinar com o novo boneco do jardim, abriram a inauguração, presenteando quem ali estava com uma pequena e animada coreografia à volta do novo centro das atenções, que permite realizar uma série de atividades.
Decorado de azul e vermelho, a ideia surgiu para desfazer o mito de que o boneco é associado à mentira. "O Pinóquio é uma das obras infantis mais extraordinárias que vale a pena conhecer, para tirarmos a ideia de que estamos a falar de um menino mentiroso", começou por dizer o presidente da Câmara de Gaia, Eduardo Rodrigues, depois de afirmar que "o Pinóquio é verdadeiramente uma história de amor". Localizado num sítio onde predominam maioritariamente jovens e crianças, o autarca está "convencido de que vai ser um atrativo para as brincadeiras dos mais novos".
Apesar das críticas pela escolha do boneco, nomeadamente por parte de alguns adultos, o presidente da Câmara não se deixa afetar e demonstra orgulho pelo trabalho. "O projeto foi feito para as crianças. Estou feliz porque estou a ser elogiado por aqueles que contam", respondeu, ao ver que os mais novos se estavam a divertir, contando ainda que em breve vão ser lançados outros parques temáticos.
Não havia nada que fizesse parar a felicidade que se fazia sentir no jardim. A avô Luísa Topa levou a neta à inauguração e, apesar de considerar a atração "espectacular" e ser "um parque nunca antes visto, valorizando as nossas propriedades", não deixou de afirmar que "deve haver manutenção e vigilância". Com um liceu por perto, a avô confessou ter medo que "os grandes venham estragar o parque que foi construído para ser usado até aos três anos de idade".
Por ali, o calor que se fazia sentir não arredava os mais novos. A demonstrar a felicidade pela novidade, a neta de Luísa não parava de correr, dizendo várias vezes à avó que "não" queria sair, nem tinha "calor".
O Pinóquio tem na perna esquerda uma pequena parede para trepar. A direita contém um escorrega. Em torno do peito assenta uma plataforma de miradouro, em que o acesso é feito a partir de uma escada de corda. Nas costas do boneco há uma saída por um escorrega aberto. Na zona da barriga existe uma rede, com uma ligeira inclinação, que pode ser usada como uma superfície deslizante.
No espaço verde que rodeia o Pinóquio, incluindo chão e bancos, pode ser lido cada um dos "36 trechos da história", acrescido de uma mensagem: “Os teus pais podem indicar-te o caminho, mas são as tuas decisões que vão ditar o teu futuro, o caminho mais fácil raramente é o melhor”.