Fabricante asiático passa marca de Elon Musk devido a uma linha de modelos da Tesla mais envelhecida e um "boicote" às atitudes políticas do homem mais rico do Mundo.
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O fabricante automóvel chinês BYD vendeu mais carros elétricos na Europa do que a Tesla, de acordo com um relatório da JATO Dynamics, que acrescenta duas razões para tal acontecer: uma linha de modelos mais envelhecida e as intromissões políticas do seu presidente, Elon Musk, tanto nos Estados Unidos como no Mundo. As opiniões políticas do multimilionário desencadearam ondas de protestos contra a Tesla nos EUA e na Europa, levando a uma quebra nas vendas.
A chinesa BYD, que também fabrica veículos híbridos plug-in, registou 7231 veículos elétricos movidos a bateria (BEV) na Europa em abril, enquanto a Tesla registou 7165 unidades, anunciou a empresa de estudos de mercado. O fabricante chinês já tinha ultrapassado a marca norte-americana a nível mundial há um ano, mas ainda vendia menos que a Tesla na Europa.
"Este é um momento decisivo para o mercado automóvel europeu, principalmente quando consideramos que a Tesla lidera o mercado europeu de veículos elétricos (BEV) há anos, enquanto a BYD só iniciou oficialmente as suas operações, para além da Noruega e da Holanda, no final de 2022", afirmou à Reuters Felipe Munoz, analista global da JATO Dynamics.
A procura de carros elétricos na Europa aumentou 28% em abril relativamente ao ano passado, impulsionados principalmente pelas marcas de automóveis chinesas.
Apesar da imposição de tarifas pela União Europeia sobre os veículos elétricos fabricados na China, os registos destes automóveis aumentaram 59% no mês em relação ao ano anterior, enquanto os fabricantes de automóveis da Europa, Japão, Coreia do Sul e Estados Unidos registaram um crescimento de 26%.
A BYD aumentou as vendas na Europa em 169%, enquanto a Tesla caiu para metade (-49%) desde o início do ano. Em Portugal, a Tesla viu cair as suas vendas no primeiro trimestre do ano em 26%.
Elon Musk disse, no início desta semana, que a Tesla já tinha melhorado as vendas e que a procura era forte noutras regiões para além da Europa. O empresário justificou a queda nas vendas com paragens de produção para reequipar fábricas e produzir o novo crossover Model Y.
Os analistas atribuíram também a queda das vendas aos clientes que aguardam versões mais baratas do novo Model Y, o veículo mais vendido da Tesla.