O incêndio que está a lavrar em Arouca está, esta quarta-feira de manhã, com três frentes ativas, de acordo com a autarquia. As escolas estão encerradas e pessoas com mobilidade reduzida de várias freguesias foram retiradas das suas casas.
Corpo do artigo
O incêndio rural, que teve início, ao final da manhã do dia de ontem, no concelho vizinho de Castro Daire (localidade de Moção) e que, ao início da noite, chegou ao concelho de Arouca, entrando pelas freguesias de Alvarenga e Covêlo de Paivó/Janarde, tem atualmente três frentes de fogo ativas (freguesias de Alvarenga, Covêlo de Paivó/Janarde e Canelas/Espiunca). A autarquia ativou, ao início da madrugada de 18 de setembro, o Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil.
Durante o dia de hoje, estão encerrados todos os estabelecimentos escolares públicos do concelho. As escolas-sede dos dois agrupamentos locais vão receber exclusivamente os alunos, filhos e/ou dependentes a cargo dos profissionais de saúde, das forças e serviços de segurança e de socorro, bem como de outros profissionais diretamente envolvidos nas operações.
Estão confinadas as aldeias de Telhe, Covelo de Paivô, Meitriz, Regoufe, Silveiras, Vila Galega, Vila Nova, Santo António, Travessa, Várzeas, Vilarinho, Vila Cova e Serabigões (freguesias de Alvarenga, Covêlo de Paivó/Janarde e Canelas/Espiunca), tendo sido efetuada retirada a de pessoas com mobilidade reduzida.
Atualmente, estão envolvidos no combate a este incêndio 84 bombeiros (Arouca, Lourosa, Arrifana, Feira, Nespereira, Sapadores Bombeiros de Viana do Castelo, Fajões e São João da Madeira), apoiados por 25 veículos, além da GNR.
A presidente da Câmara Municipal de Arouca, Margarida Belém, o vereador da Proteção Civil, Albino Cardoso, e o coordenador municipal de proteção civil, José Carlos Pinto, estão a acompanhar a evolução da situação no terreno, juntamente com os técnicos do município afetos ao serviço municipal de proteção civil e em colaboração com as juntas de freguesia.
Estão interditas as seguintes vias: EN 326-1 entre Alvarenga e corte para Castelo de Paiva; EM 510 entre Ponte de Telhe e Covelo de Paivô/Janarde; EM 505 entre Canelas e Espiunca.
Pelas 10 horas, será efetuado novo ponto de situação, ”apelando-se à população que mantenha a calma e siga as recomendações da Proteção Civil, Bombeiros e GNR”, refere a autarquia.